O Cruzeiro entrou em campo um pouco diferente na vitória por 3 a 0 sobre o Vila Nova, nesta quinta-feira (22/5), pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. Pela primeira vez desde que Leonardo Jardim assumiu o time, Matheus Pereira, Kaio Jorge e Gabi atuaram como titulares no mesmo confronto. O comandante explicou a decisão de escalar o trio ofensivo no Serra Dourada, em Goiânia.
A escolha, segundo Leonardo Jardim, passou pela necessidade do confronto: “Perdemos em situações de pressão e ganhamos em criatividade. Isso é tudo um equilíbrio. Como treinador, tenho que gerir. Uma hora, preciso de mais criatividade. Em outra, de capacidade de pressão para o adversário não jogar”.
O Cruzeiro havia construído vantagem importante no duelo de ida, no Mineirão, em Belo Horizonte: 2 a 0, com gols de Kaio Jorge. Justamente por não ter a obrigação de construir o placar e correr atrás do resultado, o comandante pôde abrir mão da alta marcação. A Raposa iniciou o confronto em intensidade abaixo, mas cresceu nos últimos 45 minutos, quando marcou os três tentos.
Na sequência, Leonardo Jardim voltou a afirmar que conta com um grupo de jogadores, não apenas com os 11 escalados como titulares com mais frequência.
“Talvez na primeira parte não conseguimos impor tanta pressão. Na segunda parte, com o jogo mais lento e com a intensidade mais baixa, conseguimos ter uma performance mais elevada e acabamos sendo dominantes. São soluções dentro do elenco que temos que gerir. Eu conto com todos os jogadores. Nunca vim a público dizer que não. Queremos que sejam soluções para aquilo que pretendemos”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Cruzeiro na Copa do Brasil
O Cruzeiro terá tempo para voltar a se preocupar com a Copa do Brasil. Devido à parada para a Copa do Mundo de Clubes, a ser disputada entre 14 de junho e 13 de julho, a Raposa deve jogar a ida das oitavas de final na semana de 30 de julho, enquanto o compromisso de volta está previsto para a semana de 6 de agosto. O adversário, ainda não definido, pode ser qualquer um dos outros 15 classificados.
Agora, o foco é no Campeonato Brasileiro. No domingo (25/5), os celestes visitam o Fortaleza na Arena Castelão, a partir das 20h30, pela 10ª rodada. No torneio, a Raposa ocupa a terceira colocação, com 17 pontos.