O Cruzeiro detém vantagem sobre o Vila Nova na terceira fase da Copa do Brasil. Para garantir a vaga nas oitavas de final, a Raposa pode perder por até 1 a 0 no jogo de volta, marcado para esta quinta-feira (22/5), às 19h, no Serra Dourada, em Goiânia.
Na ida, o time celeste bateu o alvirrubro por 2 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte. O atacante Kaio Jorge marcou os dois gols do confronto.
A equipe treinada por Leonardo Jardim está em busca do sétimo título na Copa do Brasil. O Cruzeiro é o maior campeão do torneio, com conquistas em 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. Situação oposta à do Vila Nova, que busca o seu primeiro troféu.
Tanto Raposa quanto Tigre vivem bons momentos no Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro é o terceiro colocado da Série A, com 17 pontos. Já o Vila Nova está na segunda posição da B, com 16.
Vila Nova x Cruzeiro: onde assistir
Quem quiser assistir ao confronto terá como opções o SporTV (TV fechada), o Premiere (pay-per-view) e a Globoplay (streaming).
Prováveis escalações de Cruzeiro e Vila Nova
Vila Nova
Técnico do Vila Nova, Rafael Lacerda precisará lidar com algumas ausências. O zagueiro Weverton, pertencente à Raposa e emprestado ao Tigre, não integrará o banco de reservas devido a cláusula contratual.
Igor Henrique sentiu dores e pediu para deixar o campo aos sete minutos da vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo-SP, nesse sábado (17/5), pela oitava rodada da Série B. Posteriormente, o meio-campista (que esteve no primeiro duelo com o Cruzeiro) foi diagnosticado com lesão muscular.
Facundo Labandeira, também considerado titular no time de Rafael Lacerda, sofreu trauma no joelho justamente no confronto com a Raposa e não entra em campo desde então – foram três compromissos. Em processo de transição física, o atacante deve desfalcar a equipe mais uma vez.
Ainda se recuperando de lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda, Jean Mota é outro que não deve estar à disposição. O meio-campista está fora de combate desde o triunfo por 1 a 0 sobre a Chapecoense, em 25 de abril, pela quinta rodada da Segunda Divisão.
- Provável escalação: Halls; Elias, Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo, Willian Formiga; Dodô, Miticov, João Vieira; Todinho, Guilherme Parede e Gabriel Poveda.
Cruzeiro
Jardim indicou mudanças diante do Vila Nova. O técnico afirmou que manterá a formação padrão da equipe, mas que deve trocar duas ou três peças.
Permaneceram em Belo Horizonte o lateral-direito Fagner, com desgaste muscular, e o atacante Wanderson, que teve constatado um trauma no joelho esquerdo. As ausências abrem espaços para William e Gabigol, respectivamente – Jardim havia dito que o camisa 9, titular no jogo de ida, precisa e merece mais chances. Pela sequência, outros titulares podem iniciar no banco.
Matheus Pereira recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Atlético, na nona rodada do Brasileiro, e terá de cumprir suspensão automática contra o Fortaleza, na 10ª. Por isso, o meio-atacante tende a entrar em campo pela Copa do Brasil.
- Provável escalação: Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Eduardo, Christian e Matheus Pereira, Kaio Jorge e Gabi.
Os desfalques do Cruzeiro continuam sendo os mesmos das últimas partidas. Ficam de fora os zagueiros João Marcelo (lesão ligamentar no joelho direito) e Janderson (lesão ligamentar no joelho esquerdo), além do volante Matheus Henrique (lesão no menisco lateral do joelho direito).
Vila Nova x Cruzeiro: personagens
“Vamos ter que marcar muito, respeitar muito o adversário. Alinhado a tudo isso, ser perfeito. Defensivamente, temos que ser perfeitos para não sofrer gol, porque, se sofrer, fica muito difícil. Teremos que ser bem organizados para atacar o Cruzeiro. Para isso tudo acontecer, a gente conta com o torcedor. E fica aqui um apelo, esse grupo merece… No futebol, tudo é possível”
Rafael Lacerda, técnico do Vila Nova
“Continua sendo um jogo importante, sabemos que já está feita a primeira parte, mas ainda temos a segunda, por isso, temos que ser sérios. Com certeza, a base da equipe tem que estar presente, é uma competição muito importante para nós. Mas isso não quer dizer que não existam duas ou três mudanças como existiram na ida, porque, passados dois dias, temos o confronto com o Fortaleza. A recuperação é muito pequena, vamos aproveitar para tentar gerir da melhor forma e conseguirmos resultados positivos que pretendemos”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Arbitragem do jogo
- Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
- Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Bruno Muller (SC)
- VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)