O Cruzeiro terá de se superar para seguir vivo na Copa do Brasil. Depois do empate sem gols diante do CRB, no Mineirão, na ida das oitavas de final, o time celeste precisa de uma vitória fora de casa para avançar às quartas. O jogo de volta será nesta quinta-feira (7/8), às 21h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.
Boas e más notícias para o Cruzeiro
O desafio não é novidade – e aí mora a parte menos animadora para o torcedor. Em sua história, o Cruzeiro teve nove confrontos de mata-mata na Copa do Brasil em que não venceu o primeiro jogo como mandante. Apenas em duas dessas ocasiões conseguiu reverter a situação e sair classificado.
Por outro lado, há um exemplo que alimenta a confiança. Em 1996, o time celeste empatou o duelo de ida da decisão com o Palmeiras, no Mineirão, por 1 a 1. Na volta, no Palestra Itália, em São Paulo, venceu por 2 a 1, com gols de Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos, e levantou o segundo de seus seis troféus do torneio.
Um detalhe torna o feito ainda mais simbólico: aquele Palmeiras tinha nomes que, anos depois, seriam campeões mundiais com a Seleção Brasileira, como Cafu, Júnior, Roque Júnior, Rivaldo e Luizão.
O histórico, porém, também cobra cautela. Em 2020, o mesmo CRB foi responsável por derrubar o Cruzeiro na terceira fase. Na ocasião, vitória alagoana por 2 a 0 no Mineirão e empate por 1 a 1 no Rei Pelé encerraram o sonho azul. O centroavante Léo Gamalho foi o algoz, com três gols marcados nos dois jogos.
Sem vantagem de gol qualificado, que deixou de existir em todas as fases da Copa do Brasil em 2018, o Cruzeiro precisa vencer o CRB no tempo normal para seguir em frente. Empate leva a decisão para os pênaltis.
Retrospecto do Cruzeiro após não ganhar o primeiro jogo em casa
1989 – 1ª fase (classificado)
- Cruzeiro 0 x 0 Botafogo-PB
- Botafogo-PB 1 x 1 Cruzeiro
1990 – 1ª fase (eliminado)
- Cruzeiro 0 x 0 Goiás
- Goiás 4 x 0 Cruzeiro
1995 – quartas de final (eliminado)
- Cruzeiro 0 x 1 Flamengo
- Flamengo 1 x 1 Cruzeiro
1996 – final (campeão)
- Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras
- Palmeiras 1 x 2 Cruzeiro
2006 – quartas de final (eliminado)
- Cruzeiro 2 x 3 Fluminense
- Fluminense 1 x 0 Cruzeiro
2007 – oitavas de final (eliminado)
- Cruzeiro 0 x 1 Brasiliense
- Brasiliense 1 x 1 Cruzeiro
2016 – semifinal (eliminado)
- Cruzeiro 0 x 2 Grêmio
- Grêmio 0 x 0 Cruzeiro
2019 – semifinal (eliminado)
- Cruzeiro 0 x 1 Internacional
- Internacional 3 x 0 Cruzeiro
2020 – 3ª fase (eliminado)
- Cruzeiro 0 x 2 CRB
- CRB 1 x 1 Cruzeiro