Não deu para o Cruzeiro. Por pouco. Nesta quarta-feira (6/8), as Cabulosas receberam o Corinthians no Castor Cifuentes, em Nova Lima, por vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil Feminina. Saíram perdendo e buscaram o empate no tempo regulamentar (1 a 1), mas não conseguiram superar a equipe paulista nos pênaltis (4 a 2).
Confiante de que poderia superar o desafio com cara de decisão, o Cruzeiro não entrou acuado no campo do Alçapão do Bonfim. Na primeira etapa, investiu na velocidade e colecionou pelo menos duas boas oportunidades. Entretanto, errou em saída de bola aos 28 minutos e entregou o primeiro tento a Vic Albuquerque, meio-campista do Corinthians.
Sem hesitar, o técnico Jonas Urias estimulou o ataque, o que, evidentemente, deixou campo para o Corinthians no setor ofensivo. Lideradas por Jhonson, as Brabas quase ampliaram. No entanto, foram as investidas das Cabulosas que deram resultado. No último lance da etapa inicial, Byanca Brasil bateu falta na medida para Isa Chagas, que cabeceou para o fundo da rede.
O Cruzeiro ditou o ritmo do confronto na segunda etapa e quase marcou algumas vezes. O Corinthians, que voltou recuado, buscou a meta no fim da parcial e assustou – não saiu na frente graças a algumas aparições de Camila Rodrigues. Sem tempo para mais nada, a decisão da vaga foi para os pênaltis. A Raposa errou duas cobranças, e o time paulista celebrou a vitória.
Próximos jogos de Cruzeiro e Corinthians
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará na próxima terça-feira (12/8) os sorteios para definir os confrontos e os mandos das oitavas de final da Copa do Brasil Feminina.
O Cruzeiro vira a chave e passa a pensar na Série A1 do Campeonato Brasileiro. O próximo jogo das Cabulosas é neste domingo (10/8), às 10h30, contra o Bragantino, no Canindé, em São Paulo, pela ida das quartas de final. A volta está marcada para o domingo posterior (17/8), no mesmo horário, no Independência, em Belo Horizonte.
Enquanto aguarda definição da Copa do Brasil, o Corinthians também se preocupa com o mata-mata da Primeira Divisão. No sábado (9/8), às 18h, visita o Bahia no Batistão, em Aracaju, pela ida das quartas de final. Antes do duelo de volta (15/8, as 21h, no Pacaembu, em São Paulo), as Brabas recebem a Ferroviária também no Pacaembu, terça-feira (12/8), às 18h, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.
Cruzeiro x Corinthians
Com propostas diferentes, Cruzeiro e Corinthians fizeram primeiro tempo aberto no Castor Cifuentes. Suportadas pela torcida, as Cabulosas apostaram em avanços com velocidade, principalmente pela ponta direita, e ligações diretas
. As visitantes optaram por trabalhar a bola e fazer volume pelo lado esquerdo. Ambas as estratégias resultaram em boas chances.
O Cruzeiro fazia jogo consistente e quase abriu o placar em duas oportunidades, com Marília e Paloma Maciel. Até tropeçar no próprio erro e entregar o primeiro tento ao Corinthians. Paloma Maciel errou saída de bola na intermediária e entregou a redonda nos pés de Vic Albuquerque. Com espaço para explorar, a meio-campista chutou rasteiro ainda fora da grande área, aos 28 minutos do primeiro tempo: 1 a 0.
Antes do tento, a Raposa sofreu desfalque importante. Aos 20 minutos, Isa Haas desceu em velocidade para frear contra-ataque do Corinthians e se queixou de dores na posterior da coxa direita. Caída no chão, solicitou substituição imediatamente e deixou o gramado do Alcapão mancando. Camila Ambrózio ocupou a vaga da zagueira.
O Cruzeiro se recompôs rapidamente, característica que marca a temporada das Cabulosas. Lançadas ao ataque, deram pelo menos duas oportunidades a Jhonson no espaço vago. Entretanto, foram as investidas da Raposa que deram resultado. Aos 48 minutos, Byanca Brasil cobrou falta na medida para Isa Chagas. A lateral-direita, que já atuou pelo Corinthians e hoje cumpre papel na zaga, cabeceou para o fundo da rede e ampliou no último lance: 1 a 1.
As Cabulosas mantiveram o ritmo acelerado na segunda etapa, causaram arrepios na zaga corintiana e dominaram por boa parte. Em um dos avanços celestes, Tamires evitou a virada ao tirar a bola em cima da linha. Faltou criatividade para as celestes. A partir dos 35 minutos, o Corinthians cresceu e só não marcou porque Camila Rodrigues salvou. Quando o cronometro se aproximava do fim, o Cruzeiro recuou, e a partida foi para os pênaltis.
Cruzeiro x Corinthians: pênaltis
- Byanca Brasil: chutou rasteiro no canto esquerdo, e Nicole defendeu
- Vic Albuquerque: chutou no canto direito e converteu
- Vitória Calhau: chutou alto no canto esquerdo e converteu
- Andressa Alves: chutou rasteiro no canto esquerdo e converteu
- Pri Back: chutou alto no canto direito e converteu
- Thaís Ferreira: chutou alto no meio e converteu
- Gisseli: chutou alto na direita e errou a meta
- Mariza: converteu
CRUZEIRO X CORINTHIANS
Cruzeiro
Camila Rodrigues; Isa Chagas, Isa Haas (Camila Abrózio, aos 20′ do 1ºT) e Vitória Calhau; Paloma Maciel, Bedoya e Gaby Soares (Vanessinha, aos 35′ do 2ºT); Gisseli, Marília (Pri Back, aos 46′ do 2ºT), Miriã (Ana Clara, aos 36′ do 2ºT) e Byanca Brasil. Técnico: Jonas Urias.
Corinthians
Nicole; Thaís Ferreira, Érika, Mariza e Thamires; Day Rodriguez (Yaya, aos 15′ do 2ºT), Duda Sampaio (Letícia Monteiro, aos 29′ do 2ºT), Jaqueline (Ariel Godói, aos 29′ do 2ºT), Gabi Zanotti (Andressa Alves), Vic Albuquerque e Jhonson (Gi Fernandes, aos 24′ do 2ºT). Técnico: Lucas Piccinato.
- Motivo: Terceira fase da Copa do Brasil Feminina
- Local: Castor Cifuentes, em Nova Lima
- Gols: Vic Albuquerque, aos 28′ do 1ºT (COR); Isabela Chagas, aos 48′ do 1ºT (CRU)
- Árbitra: Cassia Franca de Souza (DF)
- Auxiliares: Andressa Oliveira Pereira (MG) e Caroline Costa Silva (MG)
- Cartões amarelos: Mariza, aos 47′ do 1ºT (COR); Andressa Alves, aos 33′ do 2ºT (COR)
- Cartão vermelho: –