O Cruzeiro descobrirá nesta terça-feira (12/8) qual será o seu adversário nas quartas de final da Copa do Brasil. A definição será feita por meio de sorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol.
Curiosamente, a Raposa já enfrentou todos esses sete adversários em edições anteriores do torneio. Além da Raposa, estão classificados: Athletico Paranaense, Atlético, Bahia, Botafogo, Corinthians, Fluminense e Vasco. Veja abaixo o retrospecto dos confrontos.
Retrospecto parelho com o Athletico Paranaense
O Furacão enfrentou o Cruzeiro em quatro Copas do Brasil. Na segunda fase de 1999 e nas oitavas de final de 2012, o Athletico levou a melhor.
E em 2000 e 2018, foi a Raposa que se classificou. Nessas duas edições, os mineiros passaram pelos paranaenses nas oitavas do torneio.
Atlético já venceu o Cruzeiro em final
Cruzeiro e Atlético ficaram frente a frente na final de 2014, ano em que os rivais monopolizaram o futebol brasileiro. O Galo se sagrou campeão.
A Raposa reencontrou o Atlético nas quartas da Copa do Brasil de 2019. Apesar de estar em baixa, o Cruzeiro superou o Galo e avançou às semifinais.
Leia: Jardim diz por que não usa Gabigol, Matheus Pereira e Kaio Jorge juntos
Cruzeiro e Bahia estão empatados
O último duelo do time celeste com o Bahia ocorreu nas oitavas da Copa do Brasil de 1995. Antes, o Tricolor de Aço já havia sido adversário do Cruzeiro nessa mesma etapa em 1989.
Cada um levou a melhor em uma dessas edições, tendo a Raposa se classificado para as quartas no segundo encontro entre as equipes no torneio.
Cruzeiro é carrasco do Botafogo
Dono de ampla vantagem no retrospecto geral do confronto, o Cruzeiro eliminou o Botafogo em duas Copas do Brasil. Em 2000, o embate foi nas quartas. E em 2016, nas oitavas.
Corinthians pode ser rival pela sétima vez
O Corinthians é o time que mais enfrentou o Cruzeiro na Copa do Brasil. Foram seis encontros na competição, com quatro vitórias celestes e duas eliminações. O Corinthians eliminou a equipe estrelada em 1991 e 2002, ambas as vezes nas oitavas.
A Raposa superou o Corinthians em 1996 (quartas), 1998 (oitavas), 2016 (quartas) e 2018 (final). O confronto mais marcante foi o da decisão de sete anos atrás, que selou o hexacampeonato celeste na Copa do Brasil. Esse foi o último grande título do Cruzeiro.
Fluminense nunca perdeu para a Raposa
Apesar de ter eliminado o Fluminense nas oitavas da Copa do Brasil de 2019, o Cruzeiro nunca venceu o rival na Copa do Brasil. Foram dois empates e quatro derrotas em seis jogos.
Nas edições de 2006 (quartas) e 2022 (oitavas), o Tricolor Carioca passou pela Raposa com 100% de aproveitamento. Na classificação de 2019, os times empataram os dois jogos, e o Cruzeiro conquistou a vaga nos pênaltis,
Cruzeiro é carrasco do Vasco
Se for sorteado contra a equipe celeste, o Vasco terá que superar tabu para se classificar. O Cruzeiro eliminou o Cruz-Maltino nas Copas do Brasil de 1993 (semifinal), 1996 (oitavas), 1998 (semifinal) e 2003 (quartas).