Atlético e Cruzeiro finalizaram a preparação para o encontro desta quarta-feira (27/8), pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. A Arena MRV, em Belo Horizonte, receberá o clássico mineiro a partir das 19h30. A seguir, o No Ataque informa os desfalques e as prováveis escalações de ambas as equipes.
O Atlético chega com moral por ter vencido o ‘poderoso’ Flamengo, considerado favorito em todos os campeonatos que disputa. Na partida de ida, no Maracanã, o Galo não se intimidou com o ambiente hostil proporcionado pela torcida rubro-negra e venceu por 1 a 0. Na volta, a equipe carioca deu o troco, mas testemunhou o poder de decisão dos alvinegros, que venceram nos pênaltis.
Na disputa da Copa do Brasil desde a primeira fase, o Atlético já havia despachado Tocantinópolis, Manaus e Maringá. Até o momento, os comandados do técnico Cuca renderam montante de pouco mais de R$ 14 milhões ao clube.
O Cruzeiro tem caminhada um pouco mais curta. Pela posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro de 2024, iniciou a campanha na Copa do Brasil a partir da terceira fase. Desde então, eliminou Vila Nova (vitórias por 2 a 0 e 3 a 0) e CRB (empate sem gols seguido de triunfo por 2 a 0) com autoridade, o que rendeu R$ 10,6 milhões aos cofres do clube.
Atlético x Cruzeiro: prováveis escalações
Escalação do Atlético
A lista de desfalques do Atlético é grande. Estão no departamento médico o zagueiro Ruan Tressoldi (não pode jogar a Copa do Brasil e está em trabalhos de condicionamento físico), o lateral-direito Saravia (trauma na perna direita), o volante Patrick Silva (fratura por estresse na região lombar) e os atacantes Cadu (cirurgia no joelho direito) e Caio Maia (cirurgia no joelho direito).
Até a última partida, o zagueiro Lyanco, com lesão na coxa esquerda, e o meio-campista Bernard, que realizou uma cirurgia odontológica recentemente, não estavam à disposição. Entretanto, há expectativa que ambos integrem a lista de relacionados.
Cuca deve manter a base do time titular que vem atuando nos últimos jogos. Há apenas duas dúvidas na formação alvinegra para medir forças com o Cruzeiro pela Copa do Brasil.
Na zaga, Vitor Hugo e Ivan Román disputam a vaga deixada por Lyanco ao lado de Junior Alonso. No Ataque, há a possibilidade de que o atacante Rony deixe o time para a entrada de um meio-campista, seja Reinier, Igor Gomes ou Gabriel Menino.
A provável escalação do Atlético para enfrentar o Cruzeiro tem: Everson; Natanael, Vitor Hugo (Ivan Román), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander e Gustavo Scarpa; Rony (Reinier, Igor Gomes ou Gabriel Menino), Cuello e Hulk.
Escalação do Cruzeiro
Seguem no departamento médico e, portanto, sem condições de jogo os zagueiros João Marcelo (lesão ligamentar no joelho direito) e Janderson (lesão ligamentar no joelho esquerdo), além do lateral-direito Fagner (fratura a fíbula da perna direita).
Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim tem todos os titulares à disposição e não deve fazer alterações na escalação considerada padrão. Assim, a Raposa deve ir a campo com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba, Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.
O volante Lucas Romero precisará redobrar a atenção. Pendurado com dois cartões amarelos (no primeiro jogo com o Vila Nova e na primeira partida com o CBR), o argentino pode desfalcar o Cruzeiro na volta contra o Atlético caso seja punido novamente.
Há, ainda, expectativa em relação à presença de Luis Sinisterra entre os relacionados. Único reforço anunciado da Raposa na atual janela de transferências, o atacante está registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação de Brasileira (CBF) e treinou com o grupo apenas nesta terça-feira (26/8).
Marquinhos, que não esteve disponível nos últimos dois jogos, contra Mirassol e Internacional, devido a um incômodo na coxa direita, participou das últimas atividades e pode voltar a atuar diante do Atlético.