Breve período de descanso e mais de uma semana de preparação antecedem o próximo compromisso oficial do Cruzeiro, contra o Atlético, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Técnico da Raposa, Leonardo Jardim manifestou preocupação sobre o clássico, ao mesmo tempo em que pregou confiança em novas ‘soluções’.
No primeiro encontro, o Cruzeiro se sobressaiu ao Atlético e venceu por 2 a 0 em plena Arena MRV, em Belo Horizonte. Para avançar diretamente à semifinal, a Raposa pode perder por um gol de diferença, vantagem que, segundo Leonardo Jardim, não é garantia para os últimos 90 minutos.
O segundo encontro entre Raposa e Galo está marcado para as 19h30 de 11 de setembro (uma quinta-feira), no Mineirão.
Preocupação do Cruzeiro
O principal desafio da comissão técnica do Cruzeiro, revelou o português, será justamente conhecer o estilo de jogo do próximo treinador que assumir o comando do Atlético.
Sob pressão devido aos resultados ruins, Cuca não resistiu à derrota para a Raposa e caiu dois dias depois do clássico – na sexta-feira (29/8). No mercado, o alvinegro entrou em contato com o português Pedro Martins, que comanda o Al-Gharafa, do Catar. Outro alvo é o argentino Martín Anselmi.
“Vamos jogar agora com um adversário que mudou a estrutura técnica. Temos que ver bem como é que vamos abordar o jogo, porque não sabemos ainda muito bem como vão se apresentar. Nós temos ainda mais questões do que o adversário. O adversário nos conhece bem e temos este período para preparar a nossa equipe para possíveis mudanças do adversário”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Quando os jogadores do Cruzeiro se reapresentam?
Todo o planejamento para o embate com o Atlético será iniciado na quarta-feira (3/9), quando jogadores e comissão se reapresentam na Toca da Raposa 2 após três dias de folga programada. Para o período, o técnico do Cruzeiro pediu que os atletas descansem.
“Vou dizer o que disse aos jogadores: não pensem no futebol, saiam com as namoradas, com a família, com os filhos, com os pais, com as mães, com o cão, com o gato e descansem bem a cabeça durante três dias. Depois vamos voltar, e é aí que vamos começar a trabalhar algumas ideias, alguns comportamentos dentro daquilo que fazemos”, afirmou o treinador celeste.
Tempo de trabalho ate a volta da Copa do Brasil
Entre a reapresentação e o clássico, o Cruzeiro terá oito dias de preparação sem outros compromissos devido à Data Fifa, entre 1º e 9 de setembro. Nesse período, a Seleção Brasileira, comandada por Carlo Ancelotti, disputará as duas últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, contra Chile (4/9, às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro) e Bolívia – 4/9, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Municipal de El Alto.
Dois cruzeirenses não aproveitarão o tempo de descanso. O zagueiro Fabrício Bruno e o atacante Kaio Jorge foram convocados e permanecerão com a Seleção Brasileira até a antevéspera do clássico. Assim, perderão atividades específicas para o confronto – a dupla deve desembarcar em Belo Horizonte na quarta-feira (10/9) e participar só do último treinamento.
Jardim confia em novas ‘soluções’
Há a preocupação, mas, também, esperança. Isso porque Leonardo Jardim aguarda até esta terça-feira (2/9), data de encerramento da janela de transferências, a chegada de reforços, chamados por ele de ‘soluções’.
Conforme apurado pelo No Ataque, a diretoria celeste fechou a contratação em definitivo de Keny Arroyo, de 19 anos, que atua pelo Besiktas, da Turquia, e pela Seleção do Equador. O atacante deve desembarcar em Belo Horizonte nesta segunda-feira (1º/8) para assinar contrato por quatro anos e meio.
O Cruzeiro também contratou o lateral-direito Kauã Moraes, promessa de 18 anos que pertencia ao Athletico-PR, ao arcar com multa de R$ 10 milhões. Ainda para o setor defensivo, a Raposa já se acertou com o Fortaleza para ter o volante Ryan Guilherme em definitivo.
Outro reforço do clube celeste, o atacante Luis Sinisterra já estreou com a camisa estrelada – atuou por cerca de 10 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, nesse sábado (30/8), no Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“Temos soluções e diferentes daquelas que temos atualmente. Podem ajudar. Com certeza a base do Cruzeiro para esta temporada está aqui, não é? E os jogadores sabem que, pela performance que têm desenvolvido, não estão à espera que os outros jogadores resolvam os problemas. Estamos à espera que esses jogadores sejam soluções que vão nos permitir talvez uma ou outra abordagem diferente, uma estratégia um pouco diferente. Isso pode acontecer nos jogos. Mas a base da equipe é aquela que tem se consolidado durante este período e tem demonstrado aos cruzeirenses e ao treinador um bom jogo”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro