O Cruzeiro se prepara para receber o Atlético nesta quinta-feira (11/9), a partir das 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil.
A missão do Cruzeiro será replicar a atuação letal da ida, que resultou em vitória por 2 a 0 no dia 27 de julho, na Arena MRV, também na capital mineira.
Com dois gols de vantagem, o Cruzeiro quer voltar a marcar e garantir uma classificação sem sustos no Mineirão, diferentemente do confronto de 2019, quando eliminou o Atlético nas quartas, mas com sufoco no duelo de volta.
Do que o Cruzeiro precisa para se classificar à semifinal?
Para avançar à semifinal, o Cruzeiro pode perder por até um gol de diferença. Em caso de vitória do Atlético a partir de dois gols de frente, a vaga será decidida nos pênaltis. Se o alvinegro ganhar por três gols de vantagem, avança diretamente.
Não há prorrogação ou vantagem para o time que balançar as redes mais vezes fora de casa.
Cruzeiro eliminou Atlético na Copa do Brasil de 2019
Naquele ano, o time celeste bateu o Atlético por 3 a 0 no Mineirão, na partida de ida. No segundo jogo, perdeu por 2 a 0 no Independência, em BH.
A Raposa venceu a primeira partida com gols dos meias Robinho e Thiago Neves e do atacante Pedro Rocha. O jogo foi disputado em 11 de julho de 2019.
Seis dias depois, as equipes voltaram a se enfrentar. O Galo abriu o placar com o meia Juan Cazares, aos 34 minutos do primeiro tempo, e ampliou com o lateral-direito Patric, aos 47′ do etapa complementar.
Apesar de ter feito o segundo gol só no fim do jogo, o Atlético pressionou até o último lance. A partida teve seis minutos de acréscimos.
Atlético 0 x 2 Cruzeiro
Na Arena MRV, o Cruzeiro ganhou com gols do zagueiro Fabrício Bruno e do centroavante Kaio Jorge. As jogadas decisivas saíram aos 5′ e aos 19′ do segundo tempo.
Mineirão já recebeu dois clássicos em 2025
O Mineirão foi palco de dois clássicos no primeiro semestre de 2025. Em fevereiro, na sétima rodada do Campeonato Mineiro, o Galo venceu a Raposa por 2 a 0.
Esse jogo ocorreu antes de o técnico Leonardo Jardim assumir o comando celeste. O time foi treinado pelo auxiliar fixo Wesley Carvalho.
Em maio, já com Jardim presente, Cruzeiro e Atlético empataram por 0 a 0 na nona rodada da Série A. Depois disso, só houve um jogo entre os times, na Arena MRV.
Houve também um clássico amistoso em janeiro, durante pré-temporada em Orlando, nos Estados Unidos. Raposa e Galo empataram por 0 a 0 no Inter&Co Stadium.
Desempenho recente do Cruzeiro no Mineirão
Depois da pausa de um mês para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, entre junho e julho, o Cruzeiro atuou sete vezes no Mineirão. O time conseguiu quatro vitórias, um empate e duas derrotas.
A última partida foi contra o São Paulo, em 30 de agosto, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time celeste venceu o tricolor por 1 a 0, com gol do meia Matheus Pereira.
Resultados do Cruzeiro no Mineirão após o Mundial
- Cruzeiro 4 x 1 Grêmio, em 13/7 (13ª rodada do Brasileirão)
- Cruzeiro 4 x 0 Juventude, em 20/7 (15ª rodada do Brasileirão)
- Cruzeiro 1 x 2 Ceará, em 27/7 (17ª rodada do Brasileirão)
- Cruzeiro 0 x 0 CRB, em 30/7 (ida das oitavas da Copa do Brasil)
- Cruzeiro 1 x 2 Santos, em 10/8 (19ª rodada do Brasileirão)
- Cruzeiro 2 x 1 Internacional, em 23/8 (21ª rodada do Brasileirão)
- Cruzeiro 1 x 0 São Paulo, em 27/8 (22ª rodada do Brasileirão)