Boas notícias no Cruzeiro para o clássico contra o Atlético pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A bola rola às 19h30 desta quinta-feira (11/9), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Diversos fatores animam os torcedores celestes, como o retorno de um jogador que estava na Seleção Brasileira, a possibilidade de atletas que eram dúvidas iniciarem a partida e os números positivos da defesa em 2025.
Fabrício Bruno de volta
Fabrício Bruno foi titular na Seleção Brasileira contra a Bolívia, no Estádio Municipal de El Alto, pela 18ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A Seleção foi derrotada por 1 a 0.
O resultado foi muito festejado pela Bolívia, que fechou as Eliminatórias em 7º, com 20 pontos, e disputará a repescagem em 2026. Já o Brasil, que se classificou para a Copa de forma antecipada, encerrou em 5º, com 28 pontos.
O defensor cruzeirense permaneceu em campo por 90 minutos e garantiu não ter sentido os efeitos dos 4.070 metros de altitude na cidade boliviana de El Alto.
“Terminei o jogo bem. Não senti tudo o que é falado sobre a altitude. Sou um atleta muito privilegiado fisicamente, sigo bem. Tenho um jogo importante quinta-feira pelo meu clube, estou tranquilaço”.
Fabrício Bruno
Na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético, na Arena MRV, Fabrício participou diretamente dos gols do Cruzeiro: marcou o primeiro em chute espetacular de longa distância e deu a assistência para Kaio Jorge anotar o segundo.
Matheus Pereira e Wanderson em campo
Titulares absolutos sob o comando do técnico Leonardo Jardim, Matheus Pereira e Wanderson estiveram em campo no treino desta quarta-feira (10/9) na Toca da Raposa 2. Os dois apareceram em vídeo publicado pelo clube nas redes sociais.
Além disso, segundo o site Central da Toca, Matheus Pereira treinou cobranças de falta ao lado do lateral-direito William. O registro foi feito no momento em que o Cruzeiro abriu os portões do CT para os torcedores.
Pereira havia se queixado de incômodo na panturrilha esquerda em treino na última sexta-feira (5/9). Já Wanderson reclamou de dores no joelho direito na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, em 30 de agosto, no Mineirão.
Desde segunda-feira (8/9), o Cruzeiro optou por não divulgar informações referente a atletas no departamento médico até a data do clássico. Isso inclui o atacante Kaio Jorge, que se machucou a serviço da Seleção Brasileira e segue como dúvida para quinta.
Nenhum gol sofrido na Copa do Brasil
O Cruzeiro não sofreu nenhum gol até o momento na Copa do Brasil. Dos cinco jogos que disputou, venceu quatro e empatou um. Veja abaixo todos os resultados:
- 1º/5 – Cruzeiro 2 x 0 Vila Nova (3ª fase)
- 22/5 – Vila Nova 0 x 3 Cruzeiro (3ª fase)
- 30/7 – Cruzeiro 0 x 0 CRB (oitavas de final)
- 7/8 – CRB 0 x 2 Cruzeiro (oitavas de final)
- 27/8 – Atlético 0 x 2 Cruzeiro (quartas de final)
Além do entrosamento da dupla de zaga formada por Fabrício Bruno e Lucas Villalba, o time celeste conta com a boa fase do goleiro Cássio, que defendeu um pênalti contra o CRB nas oitavas de final.
Apenas uma derrota por três gols de diferença em 2025
O Cruzeiro só será eliminado na Copa do Brasil se perder para o Atlético por três gols de diferença. Caso o Galo ganhe por dois tentos de vantagem, levará a disputa para os pênaltis.
Na temporada 2025, a Raposa foi derrotada apenas uma vez por três gols. Na ocasião, o Internacional fez 3 a 0, na segunda rodada do Brasileirão, em 6 de abril, no Beira-Rio.
Há uma ressalva: quando o jogo ainda estava empatado por 0 a 0, o zagueiro Jonathan Jesus, do Cruzeiro, tomou cartão vermelho em lance controverso aos 20 minutos do primeiro tempo.
Na opinião de comentaristas, o árbitro Marcelo de Lima Henrique errou ao expulsar o jogador celeste, já que a falta assinalada no atacante Wesley, do Inter, foi inexistente.
Com um homem a menos, o Cruzeiro deixou de atacar o Inter, ficou acuado na defesa e levou três gols – Alan Patrick, aos 30 minutos do primeiro tempo, Enner Valencia, aos 36, e Borré, aos 31 da etapa final.
Adversário em possível semifinal
Maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018), o Cruzeiro já sabe qual será o adversário na semifinal se eliminar o Atlético nas quartas.
Trata-se do Corinthians, que passou pelo Athletico-PR ao vencer por 2 a 0, nesta quarta-feira (10/9), na Neo Química Arena. O clube paulista já havia levado a melhor no duelo de ida: 1 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), no dia 27 de agosto.
Em seis mata-matas contra o Corinthians na Copa do Brasil, o Cruzeiro ganhou quatro – quartas de final de 1996, oitavas de final de 1998, quartas de final de 2016 e final de 2018. O Timão triunfou em 1991 e 2002 (ambos nas oitavas de final).
Em 2025, Corinthians e Cruzeiro mediram forças na 16ª rodada do Brasileirão, em 23 de julho, na Neo Química Arena. O jogo terminou empatado por 0 a 0.
Cruzeiro x Atlético pela Copa do Brasil: onde assistir ao vivo?
O Amazon Prime Vídeo (serviço de streaming) transmitirá Cruzeiro x Atlético de forma exclusiva. O clássico começa às 19h30 desta quinta-feira (11/9), no Mineirão, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.