CRUZEIRO

Gabi titular? Os números do camisa 9 do Cruzeiro em Copas do Brasil

Atacante já venceu duas vezes a Copa do Brasil e foi o artilheiro em três oportunidades; Confira os números de Gabi na competição nacional

Compartilhe
google-news-logo

O Cruzeiro lida com incertezas no clássico com o Atlético, no Mineirão, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. A patida está marcada para as 19h30 desta quinta-feira (11/9).

Artilheiro do elenco celeste em 2025, com 18 gols em 31 jogos, Kaio Jorge é dúvida por questões físicas. Com isso, Gabi pode ganhar oportunidade no confronto decisivo.

Conheça os números de Gabi na Copa do Brasil

O atacante disputou a Copa do Brasil pela primeira vez em 2013, aos 16 anos. Desde então, tem construído uma história de glórias e conquistas na competição.

Gabi ergueu a taça duas vezes (em 2022 e 2024), sendo o artilheiro do torneio em três oportunidades (6 gols em 2014; 8 gols em 2015; e 4 gols em 2018)

O atacante formado no Santos e com longa trajetória no Flamengo disputou 67 jogos no torneio, marcou 32 gols e deu três assistências. O retrospecto é de 45 vitórias, 12 empates e 10 derrotas.

2013 – Estreia com gol aos 16 anos

Nove dias antes de completar 17 anos, em 21 de agosto de 2013, Gabriel Barbosa estreou na Copa do Brasil, contra o Grêmio, e fez o gol da vitória do Santos, por 1 a 0, no jogo de ida das oitavas de final.

Naquela edição foram dois jogos (ambos contra o Grêmio) e apenas um gol marcado.

2014 – Gol contra o Cruzeiro e artilharia aos 18 anos

Gabriel teve excelente atuação na Copa do Brasil de 2014. Foram seis gols em sete partidas. O bom desempenho rendeu ao atleta a artilharia da competição pela primeira vez (mesmo número de Bill, do Ceará, e Léo Gamalho, do Santa Cruz).

No segundo jogo da semifinal, o então camisa 10 do Santos fez um gol contra o Cruzeiro, no empate por 3 a 3, na Vila Belmiro. O resultado culminou na ida da equipe celeste à final do torneio, após vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, no Mineirão.

2015 – Nova artilharia e vice-campeonato

Gabi repetiu o bom desempenho na edição de 2015 do certame nacional. Na ocasião, o jogador disputou 14 jogos e fez oito gols. A performance lhe rendeu mais uma artilharia.

Defendido por Gabigol à época, o Santos chegou à final e foi superado pelo Palmeiras. O Peixe chegou a vencer a primeira partida da final por 1 a 0, com gol de Gabriel, mas perdeu o segundo jogo por 2 a 1 e sucumbiu na decisão por pênaltis.

2016 – Ida à Europa e atuação discreta

Em 2016, o atacante fez somente um jogo pela Copa do Brasil, contra o Vasco, e não marcou gol.

A participação foi abreviada pela convocação de Gabi para os Jogos Olímpicos e pela ida à Inter de Milão em agosto daquele ano.

2018 – Outra artilharia, outro gol contra o Cruzeiro e outra eliminação diante da Raposa

Gabriel Barbosa retornou ao Santos em janeiro de 2018 por empréstimo. Naquela temporada, foi artilheiro da Copa do Brasil pela terceira vez, com quatro gols em três jogos (ao lado de Neilton, do Vitória, e Rômulo, do Avaí).

Àquela altura, o Santos foi eliminado diante do Cruzeiro nas quartas de final, nos pênaltis, após perder o primeiro jogo por 1 a 0, na Vila Belmiro, e vencer o segundo, no Mineirão, por 2 a 1. Os gols santistas foram marcados por Gabigol e Bruno Henrique.

2019 – Eliminação nas quartas com gols nas duas partidas da eliminatória

Já no Flamengo, em 2019, Gabigol fez dois gols em quatro partidas.

Os dois tentos foram marcados contra o Athletico-PR, nas quartas de final – um na partida de ida (com um toque de categoria por cima do goleiro) e outro na de volta.

Os gols, contudo, não foram suficientes para levar o Urubu à fase seguinte. O Furacão avançou nos pênaltis e seguiu rumo ao título do torneio.

2020 – Um jogo e um gol

Gabi jogou uma partida e fez um gol na Copa do Brasil de 2020, contra o São Paulo, na derrota do Flamengo por 2 a 1, no jogo de ida das quartas de final. O Rubro-Negro foi eliminado nessa fase.

2021 – Dois gols nas oitavas de final

Gabriel fez dois gols em cinco jogos disputados na Copa do Brasil de 2021.

Os dois tentos foram no jogo de ida das oitavas de final, contra o ABC, na goleada do Flamengo por 6 a 0.

2022 – Título, ‘inferno’ nas quartas e pênalti ‘decisivo’ na final

Gabi foi campeão da Copa do Brasil pela primeira vez em 2022. Na ocasião, o jogador fez dois gols em nove jogos.

Apesar das estatísticas pouco chamativas, o atleta teve momentos marcantes naquela edição do torneio.

‘Inferno’ para o Atlético

Nas quartas de final, o Flamengo perdeu o jogo de ida para o Atlético, por 2 a 1, no Mineirão. Gabigol foi enfático ao dizer que os atleticanos conheceriam o “inferno” ao ser perguntado sobre a pressão exercida pelos alvinegros àquela altura: “Quando eles forem lá (no Maracanã) vão conhecer o que é pressão e inferno”.

No jogo de volta, o Flamengo venceu por 2 a 0 e se classificou. Gabi aproveitou a oportunidade e ergueu um cartaz com os seguintes dizeres “bem-vindo ao inferno”, com um frango no fogo alusivo ao Galo, mascote atleticano.

Gabi provoca o Atlético, em 2022 - (foto: Reprodução/TV Globo)
Gabi provoca o Atlético, em 2022(foto: Reprodução/TV Globo)

Pênalti determinante na final

O Flamengo chegou à final daquele ano contra o Corinthians. Após dois empates (por 0 a 0 e 1 a 1), a decisão foi para os pênaltis, a equipe carioca venceu por 6 a 5 e se sagrou campeã daquela edição.

O ponto alto da disputa por pênaltis veio, no entanto, em um momento de adversidade.

Em certo momento da série, o placar marcava 4 a 3 em favor do Corinthians, e Gabi seria o responsável pela cobrança seguinte. Se desperdiçasse, a equipe paulista venceria o título.

Gabigol não só converteu a penalidade como comemorou de maneira efusiva. Ele deixou os torcedores em êxtase no Maracanã, sendo o responsável por criar uma atmosfera que favoreceu o Urubu no decorrer da disputa.

2023 – Quatro gols e vice-campeonato

O atacante fez quatro gols na edição de 2023, em nove partidas disputadas.

Gabi chegou a balançar a rede no jogo de ida das semifinais, contra o Grêmio, e contribuiu para a vitória do Flamengo por 2 a 0.

No entanto, passou em branco na final, e o Rubro-Negro foi superado pelo São Paulo.

2024 – Dois gols na final, redenção e mais um título

O ano de 2024 foi muito conturbado para Gabi. O jogador teve poucas oportunidades, passou boa parte da temporada no banco de reservas e teve problemas com o técnico Tite.

No entanto, já sob o comando de Filipe Luís, foi titular nos dois jogos contra o Atlético e fez dois gols no duelo de ida, sendo decisivo na vitória do Flamengo por 3 a 1.

2025 – História sendo escrita no Cruzeiro

Gabi experimenta, em 2025, algo inédito: é a primeira vez que o jogador disputa uma Copa do Brasil, faz mais de uma partida e não contabiliza gols. Nesta edição já foram cinco apresentações em branco.

Entretanto, a participação no torneio não acabou, e o camisa 9 terá chances para escrever mais uma história de sucesso.

Cruzeiro x Atlético

Cruzeiro e Atlético se enfrentam hoje à noite, às 19h30, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Mineirão

Na ida, na Arena MRV, a Raposa venceu por 2 a 0. Portanto, pode perder por até um gol de diferença que ainda avança sem a necessidade de pênaltis.

Todos os ingressos para o clássico foram comercializados nove dias antes da partida. Desta vez, apenas torcedores cruzeirenses ocuparão espaço nas arquibancadas do Mineirão.

Compartilhe
google-news-logo