Maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos, o Cruzeiro busca ostentar outra marca relevante na competição. A equipe do técnico Leonardo Jardim busca se tornar a primeira finalista – e, quem sabe, campeã – a alcançar essa etapa do torneio sem ter levado nenhum gol sequer.
O Cruzeiro iniciou a disputa na terceira fase. Desde então, disputou seis jogos: dois contra o Vila Nova, dois diante do CRB e outros dois ante o arquirrival Atlético. Na trajetória até a semifinal, foram cinco vitórias, um empate, 11 gols marcados e a impressionante marca de nenhum gol sofrido.
Jogos do Cruzeiro na Copa do Brasil 2025
- Cruzeiro 2 x 0 Vila Nova – ida da terceira fase
- Vila Nova 0 x 3 Cruzeiro – volta da terceira fase
- Cruzeiro 0 x 0 CRB – ida das oitavas de final
- CRB 0 x 2 Cruzeiro – volta das oitavas de final
- Atlético 0 x 2 Cruzeiro – ida das quartas de final
- Cruzeiro 2 x 0 Atlético – volta das quartas de final
Quais times chegaram à semi sem levar gols?
Apenas quatro times chegaram à semi sem ter sido vazado na história de 37 edições da Copa do Brasil, iniciada em 1989. Nenhuma delas alcançou a decisão com a defesa ainda invicta – é o que busca o Cruzeiro neste ano.
O Grêmio foi o primeiro a chegar à semifinal sem levar gols. Logo na primeira edição do torneio, em 1989, o time tricolor superou Ibiraçu, Mixto e Bahia. Na semi, bateu o Flamengo com o placar agregado de 8 a 3 e se sagrou campeão ao ganhar do Sport por 2 a 1, também no agregado.
Foram mais de três décadas até que outro time conseguisse a façanha. Em 2021, o Flamengo chegou à semifinal após eliminar Coritiba, ABC e Grêmio sem levar gols. Contudo, foi eliminado pelo Athletico-PR na etapa seguinte.
Os outros dois times alcançaram a marca justamente em 2025. Além do Cruzeiro, o Corinthians chegou à semi com marca defensiva perfeita. A equipe alvinegra passou por Novorizontino, Palmeiras e Athletico-PR.
Cruzeiro e Corinthians se enfrentam
Os donos das melhores defesas da Copa do Brasil se enfrentam nas semifinais. Os jogos de ida e volta estão previstos para os dias 10 e 14 de dezembro (quarta-feira e domingo), com ordem de mandos e horários ainda indefinidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Do outro lado da chave, Fluminense e Vasco fazem clássico carioca.