Maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos, o Cruzeiro frustrou sua torcida ao perder para o Corinthians por 1 a 0, no Mineirão, pelo jogo de ida da semifinal. Memphis Depay fez o único gol da partida aos 21 minutos do primeiro tempo, aproveitando-se de falha do zagueiro Fabrício Bruno após toque de cabeça do atacante Yuri Alberto.
A partida no Gigante da Pampulha ficou notabilizada pelo baixo número de chances claras de gol. Apesar de ter contabilizado 14 finalizações – contra sete do adversário -, a Raposa não levou perigo à meta do goleiro Hugo Souza. Além disso, o Timão controlou a posse de bola – 55% a 45% – e se mostrou muito eficiente na defesa.
Um dado alarmante para o clube celeste é o retrospecto na Copa do Brasil depois de perder a primeira partida em casa. O Cruzeiro amargou a eliminação nas seis ocasiões em que lidou com esse cenário. Em 1995, 2007, 2016 e 2020, empatou o segundo jogo longe de Belo Horizonte. Em 2006 e 2019, voltou a ser derrotado.
Portanto, para avançar à final em 2025 e seguir em busca do hepta, a equipe treinada pelo português Leonardo Jardim necessitará de feito inédito. E a tarefa é complicada, já que o Corinthians detém 100% de aproveitamento (sete vitórias – eliminou Novorizontino, Palmeiras e Athletico-PR), chegou a nove gols marcados e não foi vazado uma vez sequer na competição.
A Neo Química Arena, em São Paulo, sediará o duelo de volta da semifinal. A bola rola no domingo (14/12), a partir das 18h. A Raposa tem de vencer o Timão por dois gols de diferença para avançar à decisão no tempo normal. Se ganhar por um, levará o confronto para os pênaltis. O classificado pegará Fluminense ou Vasco na final.
Antes de encarar o Corinthians, o Cruzeiro passou por Vila Nova-GO, CRB e Atlético nos mata-matas da Copa do Brasil. O torneio nacional de mata-mata se tornou a grande chance de título para o time azul, que terminou o Campeonato Brasileiro em terceiro lugar, com 70 pontos – nove a menos que o campeão Flamengo e a seis do segundo colocado Palmeiras.
Retrospecto do Cruzeiro após perder o primeiro jogo em casa
1995 – quartas de final
- Cruzeiro 0 x 1 Flamengo
- Flamengo 1 x 1 Cruzeiro
2006 – quartas de final
- Cruzeiro 2 x 3 Fluminense
- Fluminense 1 x 0 Cruzeiro
2007 – oitavas de final
- Cruzeiro 0 x 1 Brasiliense
- Brasiliense 1 x 1 Cruzeiro
2016 – semifinal
- Cruzeiro 0 x 2 Grêmio
- Grêmio 0 x 0 Cruzeiro
2019 – semifinal
- Cruzeiro 0 x 1 Internacional
- Internacional 3 x 0 Cruzeiro
2020 – terceira fase
- Cruzeiro 0 x 2 CRB
- CRB 1 x 1 Cruzeiro