O Corinthians abriu vantagem no confronto da semifinal da Copa do Brasil, nessa quarta-feira (10/12), no Mineirão, em Belo Horizonte. A vitória do Timão por 1 a 0 foi definida após um gol polêmico de Memphis Depay.
O lance do tento, no entanto, não é uma novidade para os cruzeirenses que ostentam boa memória: no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro de 2019, o atacante Fred, camisa 9 do Cruzeiro àquela altura, fez o que seria o terceiro gol da Raposa, em jogada semelhante que, todavia, teve como desfecho a anulação.
Gol de Fred anulado no Mineiro de 2019
Na ida da final do Mineiro de 2019, o Cruzeiro venceu o Atlético por 2 a 1, com gols do meia Marquinhos Gabriel e do zagueiro Léo (o atacante Ricardo Oliveira descontou para o Galo).
Aos 34 minutos do segundo tempo, quando o placar já apontava aqueles que seriam os números finais do jogo, o lateral-esquerdo Egídio cobrou escanteio e Fred cabeceou para as redes, em disputa com o zagueiro Leonardo Silva.
O lance, validado num primeiro momento, foi anulado após ser revisado por Wagner do Nascimento Magalhães (RJ), com o auxílio do árbitro de vídeo. Veja o lance abaixo:
No jogo de volta, as equipes empataram em 1 a 1, com gols do volante Elias (para o Atlético) e do centroavante Fred, e o clube celeste foi campeão do estadual daquele ano.
Gol de Memphis na Copa do Brasil de 2025
Na semifinal da Copa do Brasil deste ano, a jogada ocorreu no minuto 21 do primeiro tempo, em um contra-ataque fatal: Breno Bidon lançou para o peruano André Carrillo, que cruzou para Yuri Alberto. O atacante escorou e Memphis Depay concluiu.
Antes da finalização, a bola resvalou no braço do holandês, assim como ocorreu no lance protagonizado por Fred, em 2019. O desfecho, desta vez, foi diverso do ocorrido em 2019: em campo, o gol foi validado pelo árbitro Anderson Daronco (RS).
Jogo de volta
O jogo de volta entre Corinthians e Cruzeiro será neste domingo (14/12), a partir das 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Com a vitória por 1 a 0 na ida, o Timão vai à decisão em caso de empate ou novo triunfo. Já o Cruzeiro precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar; triunfo celeste por um de vantagem leva a decisão para as penalidades.
O time que se classificar enfrentará Vasco ou Fluminense na final.