O favoritismo prévio caiu por terra e, agora, o Cruzeiro precisa de uma reviravolta para conseguir ir à final da Copa do Brasil. Para isso, terá de alcançar algo que nenhum time conseguiu diante do Corinthians nesta edição da competição.
Nessa quarta-feira (10/12), o Mineirão lotado por 59.052 torcedores presenciou a queda celeste por 1 a 0, na partida de ida da semifinal. O autor do gol corintiano foi o atacante holandês Memphis Depay, aos 21 minutos do primeiro tempo.
Após o jogo, a minoria alvinegra se fez ouvida e, empolgada com o resultado, aproveitou para gritar: ‘O Mineirão é nosso!‘, gritou. O canto não é uma mera provocação, mas dá o tom do tamanho da vantagem conquistada longe de casa.
Afinal, o Corinthians – que tanto penou para ficar na modesta 13ª colocação no Campeonato Brasileiro – parece se transformar em noites de Copa do Brasil. E é por isso que a tarefa cruzeirense parece tão complicada.
“Está sendo um torneio especial para a equipe desde o primeiro resultado que tivemos. De um modo geral, encarando cada partida como se fosse realmente uma decisão”, admitiu o técnico Dorival Júnior.
Do que o Cruzeiro precisa?
Nesse contexto adverso, o técnico Leonardo Jardim terá de encontrar uma fórmula para buscar o que nenhum outro treinador conseguiu – nem mesmo o compatriota Abel Ferreira, comandante do Palmeiras.
Para se classificar, o Cruzeiro terá de dar o primeiro passo, que é marcar ao menos um gol no Corinthians. Em sete partidas na Copa do Brasil até aqui, pasmem: o Timão não foi vazado nenhuma vez.
Ou seja, esse dado basta para dizer que a equipe paulista também não perdeu nenhuma partida no mata-mata – na verdade, venceu todas as que disputou. Outra missão para os mineiros.
Com a derrota por 1 a 0 em casa, o Cruzeiro tem de vencer por pelo menos dois de vantagem para ir à final à espera de Vasco ou Fluminense, que se enfrentam na outra semi. Triunfo por um gol de diferença leva a disputa para os pênaltis, enquanto qualquer outro resultado é favorável ao Corinthians.
Os times se enfrentam pela partida de volta da semifinal neste domingo (14/12). A bola rola às 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Jogos do Corinthians na Copa do Brasil
- Novorizontino 1 x 0 Corinthians (terceira fase)
- Corinthians 1 x 0 Novorizontino (terceira fase)
- Corinthians 1 x 0 Palmeiras (oitavas de final)
- Palmeiras 0 x 2 Corinthians (oitavas de final)
- Athletico-PR 0 x 1 Corinthians (quartas de final)
- Corinthians 2 x 0 Athletico-PR (quartas de final)
- Cruzeiro 0 x 1 Corinthias (semifinal)