CRUZEIRO

Eliminações do Cruzeiro em 2025 tiveram ‘roteiro repetido’ e ‘sina’

Cruzeiro de Jardim foi eliminado no Campeonato Mineiro, pelo América, e na Copa do Brasil, diante do Corinthians

As disputas de pênalti custaram ao Cruzeiro a classificação para duas finais em 2025. O time celeste foi eliminado nas semifinais do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil.

Nos dois torneios, além do contexto, houve mais coincidências. As eliminações ocorreram diante de times tecnicamente mais fracos e com jogadores criticados pela torcida perdendo pênaltis.

Essas eliminações mudaram a temporada do Cruzeiro, que terminou sem títulos. O clube também disputou o Campeonato Brasileiro, do qual foi terceiro colocado, e a Copa Sul-Americana, em que foi eliminado na terceira posição do Grupo E.

Eliminação do Cruzeiro no Campeonato Mineiro

Depois de um início de ano com Fernando, demitido após cinco jogos, Leonardo Jardim assumiu o posto de técnico do Cruzeiro. Entre um treinador e outro ainda ocorreram quatro jogos sob o comando do auxiliar fixo Wesley Carvalho.

Jardim treinou o time na última rodada da primeira fase do Mineiro e nos dois jogos contra o América na semifinal. A eliminação para o Coelho se deu após dois empates por 1 a 1 em Belo Horizonte. O primeiro foi no Mineirão, e o segundo no Independência.

Na partida de volta, o América saiu à frentee levou o empate do Cruzeiro. No fim, o Coelho teve a chance de sacramentar a vitória e desperdiçou.

O lateral-esquerdo Marlon fez pênalti na reta final do jogo, mas o goleiro Cássio defendeu a cobrança do atacante Jonathas.

Com o placar igualado após dois empates, os times decidiram a vaga nas penalidades. A equipe alviverde venceu por 4 a 2. O Cruzeiro errou duas uma cobranças: primeiro com o lateral-direito William e depois com Marlon.

As críticas ao lateral-esquerdo se intensificaram após a derrota. Ele já vivia situação negativa no clube, com pressão por parte dos torcedores devido ao momento ruim dentro de campo e curtidas em posts do Grêmio nas redes sociais.

Sem clima para seguir no clube, Marlon foi emprestado e, posteriormente, vendido ao Tricolor Gaúcho. Ele defendia o Cruzeiro desde 2023.

Eliminação do Cruzeiro na Copa do Brasil

Na semifinal da Copa do Brasil, a Raposa foi eliminado após perder disputa de pênaltis para o Corinthians. O time celeste perdeu a ida por 1 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte.

A volta foi na Neo Química Arena, em São Paulo. O Cruzeiro chegou a fazer 2 a 0, placar que dava a vaga, mas levou gol. Com a vitória mineira por 2 a 1, a classificação teve que ser definida nos pênaltis.

Nas cobranças, o Cruzeiro perdeu por 5 a 4. Perderam pênalti dois atletas que vivem má fase: o volante Walace, contratado por R$ 40 milhões em 2024, mas que não vingou e é reserva; e o centroavante Gabigol, considerado grande reforço no início do ano, mas hoje é apenas suplente com números baixos.

A eliminação gerou pressão principalmente em Gabriel Barbosa. Havia um grafite dele na parte externa da Toca da Raposa 1, que foi vandalizado pro torcedores depois da queda diante do Corinthians. Após o ocorrido, o muro foi pintado de azul, dando fim a imagem que havia ali.

Com contrato vigente com o Cruzeiro, os dois jogadores que perderam pênalti seguem no elenco para 2026. A permanência de Gabigol, porém, é incerta.

Gabigol fica no Cruzeiro?

O clube perdeu Leonardo Jardim na segunda-feira (15/12). Ele pediu demissão do cargo para poder lidar com questões pessoais em Portugal. Com isso, o Cruzeiro anunciou Tite como novo técnico.

A chegada do novo comandante levantou dúvidas. Tite e Gabigol se desentenderam no Flamengo, time em que trabalharam juntos entre outubro de 2023 e setembro de 2024.

O atacante falou em sua apresentação no Cruzeiro que não jogaria com o técnico caso ele fosse contratado. Ao ser perguntado sobre essa situação, Pedro Lourenço disse nessa terça-feira que ainda haverá definição (16/12). “Isso é assunto para depois”, afirmou o dono da Raposa.

Compartilhe
Sair da versão mobile