O ano de 2025 do Cruzeiro terminou com um golpe duro: a equipe foi eliminada pelo Corinthians, nos pênaltis, na semifinal da Copa do Brasil.
Auxiliar da Raposa nessa temporada, Diogo Dias deu entrevista exclusiva ao No Ataque e à TV Alterosa e avaliou quais motivos influenciaram na eliminação celeste. O profissional português era o analista de desempenho da comissão técnica de Leonardo Jardim.
Na visão de Diogo, um fator que influenciou nessa eliminação foi a goleada do Cruzeiro por 3 a 0 sobre o Corinthians, em 23 de novembro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O analista disse que o elenco não deu a atenção necessária para uma semifinal.
A falha na preparação do Cruzeiro contra o Corinthians
“Aquela partida em que ganhamos por 3 a 0, três semanas antes, influenciou negativamente sobre o jogo da Copa do Brasil. Embora não devesse ser assim, eu acho que os nossos jogadores não entraram com 200% (de entrega), como deve ser em uma semifinal”
Diogo Dias, ex-auxiliar do Cruzeiro
O Cruzeiro perdeu a ida por 1 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 10 de dezembro. Na volta, em 14/12, a Raposa bateu o Corinthians por 2 a 1 na Neo Química Arena, em São Paulo. A igualdade no placar agregado levou a decisão para as cobranças de pênalti, que terminaram com vitória alvinegra por 5 a 4.
“Eles entraram naquele ‘vamos ver no que vai dar’, enquanto o Corinthians entrou mais forte e focado do que nós. No pós-jogo, fizemos questão de mostrar (aos jogadores) essas lacunas que tivemos e o que devíamos mudar. Por que, se fizéssemos o mesmo que fizemos no primeiro jogo, não teríamos chance nenhuma”, complementou.
Mudança no Cruzeiro para o jogo de volta
Diogo ressalta que o erro também foi da comissão técnica, pois avalia que houve uma falha de comunicação na preparação. Ele disse que isso foi corrigido para o duelo de volta, o qual classificou como ‘extraordinário’.
No segundo jogo, o Cruzeiro marcou dois gols com o atacante Keny Arroyo. O primeiro, no fim da etapa inicial. Já o segundo saiu na volta do intervalo. A Raposa, porém, viu o Corinthians balançar a rede de forma quase imediata com o lateral-esquerdo Matheus Bidu.
“Não só os jogadores, vou colocar o elenco todo, os treinadores também. Nós não demos a ênfase que devíamos ter dado (na ida). Ou não transmitimos da forma que devíamos ter transmitido para aumentar os níveis anímicos, da mesma forma que aconteceu no segundo jogo. O segundo jogo foi extraordinário. E os jogadores se comportaram muito bem.”
Corinthians foi campeão da Copa do Brasil
Depois de eliminar o Cruzeiro, o Corinthians derrotou o Vasco na decisão e foi campeão da Copa do Brasil. A partida de ida da final ocorreu na Neo Química Arena, onde os times empataram por 0 a 0.
No duelo de volta, vitória corintiana por 2 a 1 no Maracanã, no Rio de Janeiro. A equipe paulista tem quatro títulos do torneio: 1995, 2002, 2009 e 2025.