De volta ao Flamengo, Lucas Paquetá tentará conquistar títulos inéditos com a camisa rubro-negra. Na primeira passagem pelo clube, o meio-campista bateu na trave em três oportunidades.
Paquetá perdeu as finais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana de 2017 e integrou o elenco vice-campeão brasileiro em 2018, ano em que o Palmeiras foi o vencedor.
Naquela época, o Flamengo já dava mostras do período de domínio que começaria anos depois, mas ainda não havia convertido favoritismo em títulos.
Sonho frustrado em final contra o Cruzeiro
Em setembro de 2017, o Urubu perdeu para o Cruzeiro na decisão da Copa do Brasil. Depois de dois empates, o campeão do torneio foi decidido nos pênaltis, com a Raposa levando a melhor.
Paquetá viveu sonho frustrado nessas finais, pois marcou o gol do Flamengo no empate por 1 a 1 no jogo de ida, disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Os cariocas saíram à frente no placar aos 30 minutos do segundo tempo, mas levaram o empate. De Arrascaeta, que era meia-atacante do Cruzeiro, balançou a rede e igualou o marcador aos 38′.
No Mineirão, em Belo Horizonte, os rivais não saíram do 0 a 0. O Cruzeiro ficou com o título após vitória por 5 a 3 nos pênaltis. Paquetá, que entrou em campo só no fim do segundo tempo, acabou ficando de fora das cobranças.
Independiente sacramentou ano de pesadelo do Flamengo
Dois meses depois, o Flamengo chegaria à final da Sul-Americana, vencida pelo Independiente, da Argentina. A derrota foi muito frustrante para os rubro-negros, pois ocorreu dentro do Maracanã lotado.
Primeiro, o Independiente ganhou do Flamengo por 2 a 1 no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na Região Metropolitana de Buenos Aires.
Na volta, empate por 1 a 1 no Maracanã, depois de o Urubu ter aberto o marcador com gol de Paquetá aos 29′ do primeiro tempo.
Com esses dois tropeços em decisões, Paquetá deixou o Flamengo rumo ao Milan, da Itália, sem grandes conquistas no currículo. O único troféu levantado durante a primeira passagem pelo clube foi o do Campeonato Carioca de 2017.
Retorno de Paquetá ao Flamengo
Paquetá retorna ao Flamengo com 28 anos. O meio-campista atuava no West Ham, da Inglaterra, e custou 42 milhões (R$ 260 milhões) aos cofres rubro-negros.
Esses valores o tornaram a contratação mais cara da história do futebol sul-americano, superando a transação feita pelo Cruzeiro com o Zenit por Gerson.