A Rede Globo decidiu manter o repórter Eric Faria na cobertura da final da Copa do Brasil, entre São Paulo e Flamengo. A informação é da coluna F5, do jornal Folha de São Paulo, desta sexta-feira (22/9). A finalíssima do torneio será neste domingo (24/9), às 16h, no Morumbi, em São Paulo.
Após o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, um áudio de Eric Faria com críticas ao técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli, foi vazado. Na conversa em off com companheiros de transmissão, o jornalista questionou a escalação da equipe rubro-negra, e chama o treinador argentino de ‘imbecil’.
“Ele [Sampaoli] tem problema de ver o jogo e o que tem na mão. Isso é um problema cognitivo, só pode ser. Ele podia fazer a mesma escalação do [jogo contra o] Botafogo. Deve ser algum TOC [Transtorno Obsessivo Compulsivo] dele. Não deve repetir meia, cueca, nada”, ironizou Eric Faria.
O diálogo informal, que ocorreu no intervalo da partida no Maracanã, quando o São Paulo já vencia por 1 a 0, envolve também o narrador Luís Roberto e os comentaristas Ricardinho e Roger Flores.
Em outro momento, o repórter continua o ataque ao treinador. “Se quiserem lembrar das duas melhores atuações com esse imbecil [Sampaoli]”, disparou.
Mudanças na equipe de transmissão
Luís Roberto, que também é ouvido no áudio, mas faz poucas críticas ao técnico, vai narrar a partida para todo o Brasil. No SporTV, a final terá narração de Milton Leite.
Nos comentários, porém, haverá mudanças. Júnior, ídolo do Flamengo; e Caio Ribeiro, revelado pelo São Paulo, serão comentaristas. A saída de Ricardinho e Roger não ocorreu por causa do vazamento. O revezamento de comentaristas nas duas finais já estava definido antes do episódio.
Ricardinho, inclusive, será comentarista da transmissão da TV por assinatura. Junto com ele no SporTV, estará o jornalista Lédio Carmona.
Nos bastidores, a interpretação é que a Globo reforçou a confiança que tem em Eric Faria ao mantê-lo na escala de cobertura do Flamengo. Chefes deram tranquilidade ao repórter e já estão investigando quem vazou o áudio que viralizou nas redes sociais no último fim de semana. A emissora já sabe que foi um funcionário, e tenta identificá-lo.
a transmissão inteira revoltada com o Sampaoli
— Broca (@alexcrfla) September 18, 2023
Luis Roberto, Roger Flores, Ricardinho e principalmente o Eric Faria
hahahahahahahahahah que loucura pic.twitter.com/2dDgTEoAu5