A Copa do Brasil terá jogo com arbitragem 100% feminina pela primeira vez na história. Trata-se da partida entre Fluminense e Sampaio Corrêa, nesta quarta-feira (22/5), no Maracanã, às 19h (de Brasília), pela volta da terceira fase da competição.
Edina Alves Batista será a árbitra principal. Neuza Inês Back e Fabrini Bevilaqua Costa a auxiliarão. O trio carrega o escudo da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e apita pelo estado de São Paulo. Andreza Helena de Siqueira (Fifa-MG) será a quarta árbitra.
A equipe do VAR também será 100% feminina. Charly Wendy (Fifa-SC) será a principal responsável pelas checagens e será auxiliada por Amanda Matias Masseira (SP) e Thayslane de Melo Costa (Fifa-SE). A observação será feita por Cleidy Mary (SC).
A equipe feminina também se estende aos cargos fora do campo. Ana Karina Marques Valentin (PE) será a assessora, Simone Xavier de Paulo (RJ), a inspetora, e Larissa Ramos Monteiro (RJ), a quality manager.
Algo parecido ocorreu no Campeonato Brasileiro recentemente. A partida entre Internacional e Atlético-GO, pela quarta rodada da Série A, também foi comandada por uma equipe de arbitragem 100% feminina.
O trio de campo foi o mesmo: Edina Alves Batista, Neuza Inês Back e Fabrini Bevilaqua Costa. Thayslane de Melo Costa (4ª árbitra), Daiana Muniz (VAR), Amanda Pinto Matias (AVAR), Charly Wendy Strauby Deretti (AVAR2) e Regildênia de Holanda Moura (observadora do VAR) completaram a equipe.
- Atlético almeja premiações milionárias na Copa do Brasil;
- Mattos curte, e torcedores do Cruzeiro invadem post de zagueiro que é alvo do clube
Fluminense em vantagem
O Fluminense chegará ao confronto mais próximo da classificação. A equipe carioca venceu o jogo de ida por 2 a 0, em Cariacica, no Espírito Santos, em 1° de maio.
Para se classificar às oitavas, o time de Fernando Diniz poderá perder por até um gol de diferença. Uma vitória do Sampaio Corrêa por dois gols de diferença levará a decisão para os pênaltis.