
Rival do Atlético na terceira fase da Copa do Brasil, o Maringá foi fundado em 2010, mas já ostenta forte relação com a cidade do interior do Paraná e conta com torcida apaixonada no Estádio Regional Willie Davids. Peça fundamental para este processo foi o mascote escolhido pelo clube, que tem nome inspirado em prato típico e, curiosamente, já levou até soco de um jogador adversário.
O mascote do Maringá é um cachorro que leva o nome de “Dogão”. A alcunha foi escolhida por meio de votação popular, em 2019, e faz alusão a um dos pratos favoritos da população da cidade do interior do Paraná: o cachorro quente.
No site do clube, o Maringá também explica que o cachorro vira-lata foi definido como mascote do clube “por representar uma forte bandeira a favor da causa animal, além de ter diversos outros motivos, como ser o melhor amigo do homem e aquele companheiro para todas as horas”.
Mascote do Maringá já levou soco de jogador
Em 18 de agosto do ano passado, o Maringá superou a Portuguesa-RJ, por 3 a 1, no Estádio Regional Willie Davids, em Maringá – garantindo vaga nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O confronto foi marcado, no entanto, por um episódio de agressão: Michel, zagueiro do clube carioca, socou o Dogão durante a partida.
Na comemoração do segundo gol do Maringá no duelo, o Dogão se ajoelhou e fez gestos de agradecimento aos céus – como de costume nos jogos da equipe. Instantes após a cena, o jogador da Portuguesa-RJ desferiu soco na cabeça do mascote. O homem que interpreta o personagem, de toda forma, não se feriu.
Naquela oportunidade, o clube paranaense emitiu nota de repúdio ao fato. “Repudiamos e não aceitaremos qualquer tipo de violência em nosso estádio. Entendemos que os profissionais, independente de seus cargos e funções, devem ser respeitados e trabalharemos para que atitudes antidesportivas como esta, sejam denunciadas e punidas”, declarou o Maringá.
O duelo contra o Maringá foi o penúltimo de Michel. O zagueiro nascido no interior da Bahia morreu em 17 de novembro, três meses após o episódio, em acidente de carro durante viagem do estado natal ao Rio de Janeiro.
Atlético x Maringá na Copa do Brasil
Em 29 de abril, Maringá e Atlético empataram no Willie Davids, por 2 a 2, pela terceira fase da Copa do Brasil. Diante do primeiro resultado, o time que vencer na Arena MRV, em Belo Horizonte, se classificará às oitavas de final do torneio mata-mata.
A bola rolará para o confronto às 21h30 desta quarta-feira (21/5). Em caso de nova igualdade no placar, a decisão da vaga ocorrerá nos pênaltis.