O Cruzeiro não foi o único time mineiro eliminado da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (21/2). Além da Raposa, o Tombense, da Zona da Mata do estado, perdeu para o Anápolis, de Goiás, e deixou o torneio de mata-mata na primeira fase.
Por estar mais bem colocado que o clube goiano no ranking da CBF, o Alvirrubro foi visitante no confronto e tinha a vantagem do empate. Assim, a equipe mineira estava se classificando para a segunda fase até os 36 minutos do segundo tempo – quando o meia-atacante Stefano abriu o placar para o Anápolis. Com poucos minutos de jogo pela frente, o Tombense não consegiu reagir e amargou a eliminação.
Feito inédito para o Anápolis
Fundado em 1946, o time goiano da Série D disputa a Copa do Brasil pela segunda vez na história e conquistou inédita classificação para a segunda fase do torneio.
O Anápolis vai enfrentar o Botafogo-SP na segunda fase da competição. A equipe paulista eliminou o Nova Venécia, do Espírito Santo, nessa terça-feira (20/2), com vitória por 2 a 1 fora de casa.
Baque para o Tombense
Após ser rebaixado para a Série C em 2023, o Tombense sofre mais um baque esportivo e financeiro. Com a eliminação, o clube deixou de faturar R$ 945 mil, valor que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) paga pela classificação para a segunda rodada da Copa do Brasil.
O Alvirrubro não caía na primeira fase da competição nacional desde 2016, quando foi eliminado pelo Fluminense. Desde então, o time tinha 100% de aproveitamento em estreias no torneio*. Relembre:
- 2019: venceu o Sport por 3 a 0 (caiu na segunda fase, nos pênaltis, para o Botafogo-PB)
- 2021: avançou ao empatar por 0 a 0 com o Nova Mutum, do Mato Grosso (caiu na segunda fase após perder por 2 a 1 para o Vasco)
- 2022: avançou ao empatar por 0 a 0 com o Icasa, do Ceará (caiu na terceira fase, após perder para o Ceará por 4 a 0 no placar agregado)
- 2023: avançou novamente após empate sem gols como visitante, dessa vez contra o Caucaia, também do Ceará (caiu na terceira fase, após perder para o Palmeiras por 5 a 3 no placar agregado)
* O Tombense não disputou a Copa do Brasil em 2017, 2018 e 2020
Cruzeiro também foi eliminado na Copa do Brasil
Assim como o Tombense, o Cruzeiro caiu na primeira fase da competição nacional nesta quarta.
Maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos, o Cruzeiro foi eliminado pelo Sousa, time paraibano que disputa a Série D.
A Raposa tentou administrar a vantagem do empate, mas levou dois gols do atacante Danilo Bala no fim do segundo tempo e perdeu por 2 a 0, no estádio Marizão.