O Vasco sofreu com a eficácia do Fluminense e saiu atrás no duelo desta quinta-feira (11/12), no Maracanã. Mas o alvinegro foi resiliente e conseguiu a virada já nos acréscimos do segundo tempo, com o centroavante Vegetti. O placar de 2 a 1 dá ao Cruzmaltino a vantagem para o duelo de volta.
Os mandantes pressionaram o tricolor nos primeiros 10 minutos de jogo, mas logo viram os adversários equilibrarem as ações. Efetivo, o Fluminense se aproveitou de uma bola parada para abrir vantagem no placar – com gol marcado pelo atacante Kevin Serna. Sem muita criatividade, o alvinegro encontrou dificuldades na busca pelo empate.
Na etapa final, o cenário foi invertido. O Vasco precisou de poucos minutos para chegar ao empate e, após balançar as redes, seguiu em cima do Fluminense. O tricolor não conseguiu repetir o mesmo sucesso na marcação e tampouco foi eficaz no ataque. Já nos acréscimos, quando o empate parecia persistir, Vegetti cabeceou para o fundo da rede.
Jogo de volta
Os rivais cariocas voltam a se enfrentam a partir das 20h30 deste domingo (14/12), novamente no Maracanã. O Vasco confirma a vaga em caso de empate ou novo triunfo.
Já o Fluminense precisa vencer por ao menos dois gols de diferença. Caso a vantagem seja mínima, a classificação será decidida nos pênaltis.
A briga pela outra vaga na final
Do outro lado da chave, o Corinthians tem vantagem em relação ao Cruzeiro. No duelo de ida, nessa quarta (10), o Timão bateu a Raposa por 1 a 0, no Mineirão.
O segundo confronto também ocorre no domingo (14), mas às 18h, na Neo Química Arena.
O jogo entre Vasco e Fluminense
O Vasco exerceu marcação alta e controlou a posse de bola no início de partida. O Fluminense, por outro lado, ofereceu perigo em transições rápidas.
Passada a primeira dezena de minutos, o tricolor equilibrou as ações e incomodou o Vasco na saída de bola. O Cruzmaltino seguiu com postura ofensiva e ficou perto de marcar com o lateral-direito Puma Rodríguez, mas o zagueiro Thiago Silva impediu a bola de cruzar a linha.
Se houve quem frustrasse a felicidade vascaína, ninguém foi capaz de conter a comemoração do Fluminense. Aos 21′, o lateral-esquerdo Renê cobrou falta na área, e o cruzamento encontrou Thiago Silva, que escorou de cabeça para Kevin Serna. O colombiano bateu no canto esquerdo do goleiro Léo Jardim: 1 a 0.
Depois de sofrer o gol, o Vasco voltou a controlar a posse de bola, mas teve dificuldade para furar o bloqueio imposto pela defesa adversária. Além de construções pelo chão, o alvinegro cruzou bolas na área.
Segundo tempo
Se no primeiro tempo o Vasco teve dificuldades para empatar, na etapa final o gol saiu rápido. Aos quatro minutos, o atacante Andrés Gómez fez jogada individual e tocou para a pequena área. A defesa do Fluminense se atrapalhou no momento de tirar a bola, e Rayan não perdoou: 1 a 1.
O alvinegro seguiu em cima após balançar as redes e quase conseguiu a virada: o goleiro Fábio fez grande defesa em chute de Puma Rodríguez. Em outra oportunidade, o lateral-direito acertou a trave.
Enquanto o Fluminense tinha dificuldades para atacar e parecia estar mais preocupado em se defender, o Vasco partiu para o ataque. Aos 48′, o atacante Rayan cobrou falta rápido e tocou para Andrés Gómez. O ponta-esquerda encontrou Vegetti na área: 2 a 1.
Vasco 2 x 1 Fluminense
Vasco
- Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Barros, Thiago Mendes (Hugo Moura, aos 45′ do 2ºT) e Coutinho; Nuno Moreira (Vegetti, aos 31′ do 2ºT), Andrés Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.
Fluminense
- Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Nonato (Hércules, aos 26′ do 2ºT) e Lucho Acosta (Ganso, aos 26′ do 2ºT); Soteldo (Keno, aos 9′ do 2ºT), Kevin Serna e Eve. Técnico: Luis Zubeldía.
- Gols: Rayan, aos 4′ do 2ºT, e Vegetti, aos 48′ do 2ºT (Vasco) / Kevin Serna, aos 21′ do 1ºT (Fluminense)
- Cartões amarelos: Léo Jardim e Vegetti (Vasco)
- Motivo: ida da semifinal da Copa do Brasil
- Data: 11/12/2025 (quinta-feiraa)
- Horário: 20h (de Brasília)
- Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
- Árbitro: Raphael Claus (São Paulo)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (São Paulo) e Alex Ang Ribeiro (São Paulo)
- VAR: Daniel Nobre Bins (Rio Grande do Sul)