O Brasil vai estrear na Copa do Mundo Feminina na próxima segunda-feira (24/7), pelo Grupo F. O jogo será contra o Panamá, às 8h (de Brasília), no Hindmarsah Stadium, em Adelaide, na Austrália. Saiba onde assistir e outras informações.
A briga pela primeira estrela
A busca pela primeira estrela envolve detalhes para lá de especiais. Será a despedida da rainha Marta em Copas. A maior jogadora da história do futebol, seis vezes eleita a melhor do mundo pela Fifa, avisou que o próximo plano é fora dos campos: ser mãe. Por isso, a edição de 2023 é a oportunidade de coroá-la.
Outro fator que torna o campeonato único é a comandante. Pela primeira vez em Copas, o Brasil será gerido por uma mulher: a sueca Pia Sundhage. E, para recompensar o trabalho desenvolvido com a Seleção, nada mais que justo que um título na carreira da carismática e abrasileirada Pia.
A sueca montou uma equipe relativamente nova – elemento incluso nas especificidades da caminhada pelo título inédito. O torcedor brasileiro se despediu de talentosas conhecidas, como Formiga e Cristiane, e vai ser apresentado à nova geração. “Renovação” é a palavra usada por Pia.
Na linha das mudanças, nomes estreantes em Mundiais darão o que falar – são 11, no total. É o caso de Kerolin, Antônia, Gabi Nunes, Ary Borges e Duda Sampaio, por exemplo. Outras atletas, conhecidas pelas frequentes convocações, darão ao grupo a experiência necessária para grandes eventos. Entre elas, está Tamires, Debinha, Andressa Alves e Marta, evidentemente.
Convocadas para a Copa do Mundo
- Goleiras: Camila (Santos), Bárbara (Flamengo) e Letícia Izidoro (Corinthians);
- Defensoras: Antonia (Levante UD), Bruninha (NJ/NY Gotham), Kathellen (Real Madrid), Lauren (sem clube), Tamires (Corinthians), Mônica Hickman (Madrid CFF) e Rafaelle (Orlando Pride);
- Meio-campistas: Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Ana Vitória (Paris Saint-Germain), Duda Sampaio (Corinthians), Luana (Corinthians) e Kerolin (North Carolina Courage);
- Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Gabi Nunes (Levante UD), Geyse (Barcelona), Marta (Orlando Pride), Angelina (OL Reign), Andressa Alves (Houston Dash) e Debinha (Kansas City); e
- Suplentes: Aline Gomes (Ferroviária) e Taynara (Bayern de Munique).
Angelina estava entre as suplentes e foi convocada após a lesão de Nycole.
Brasil x Panamá
O Brasil não está entre as favoritas para conquistar o título, mas pode surpreender. O melhor resultado da Seleção, que participou de todas as edições, até então foi o segundo lugar, em 2007.
Já o Panamá jogará o primeiro Mundial. A equipe não tem perspectivas de alcançar um bom desempenho, mas vai começar a construir a história.
Brasil x Panamá: onde assistir?
A partida entre Brasil e Panamá pelo Grupo F da Copa do Mundo Feminina será transmitida pela Cazé TV, no Youtube e na Twitch.
No streaming, a Fifa+ e o Globoplay veicularão o confronto.
Na TV aberta, a Rede Globo exibirá a partida.
Por fim, os torcedores também poderão assistir à Seleção na TV fechada, pelo SporTV.