Estádio que receberá Brasil x França pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina, o Lang Park tem história curiosa. Conhecido como Suncorp Stadium por questões de patrocínio, o local já foi parque e até cemitério antes de sediar eventos esportivos.
Localizado em Brisbane, na Austrália, o estádio multiuso é a casa do Brisbane Broncos, time de rugby league, e do Queensland Reds, equipe de rugby union. Também sedia jogos do clube de futebol Brisbane Roar.
O Lang Park é o maior estádio da cidade australiana. Por isso, tamvém é chamado por muitos de “Brisbane Stadium”.
Contudo, o terreno que hoje abriga a moderna arena nem sempre foi um local convidativo.
Estádio já foi cemitério
Em meados do séxulo XIX, funcionava um cemitério no terreno em que hoje fica o estádio.
O local serviu para abrigar restos mortais de pessoas até o fim dos anos 1800, quando foi desativado.
O mato tomou o terreno, até o nascimento de uma nova ideia para seu aproveitamento.
Estádio também foi parque
Em 1910, os restos mortais do espaço começaram a ser retirados para criar um parque. A ideia era transformar o terreno em uma área de lazer e prática de esportes para a população dos subúrbios de Brisbane.
Portanto, em 1914, nasceu o Lang Park.
O espaço começou a sediar eventos esportivos na década de 20 e, com o passar do tempo, foram construídas arquibancadas, transformando-o num estádio.
O estádio Lang Park
Em 1930, o Lang Park passou a receber jogos de rugby, esporte que sempre foi o mais praticado no estádio, do início das práticas esportivas no local até a atualidade.
Em 1958, o local recebeu seu público recorde antes de ser expandido: quase 20 mil pessoas foram assistir a final da Liga de Rugby de Brisbane.
Na segunda metade do século XX, o estádio ganhou novas arquibancadas e teve sua capacidade expandida.
Nascimento do “Suncorp Stadium”
O Lang Park ganhou o nome “Suncorp Stadium” em 1994, depois da compra dos direitos econômicos do estádio pela instituição financeira Suncorp.
No fim da década de 90, decidiu-se que o estádio deveria receber ser modernizado para se transformar em uma arena. Além de seguir a tendência do mundo globalizado, a decisão foi tomada visando a Copa do Mundo de Rugby, que seria sediada por Austrália e Nova Zelândia em 2003
Em 2001, começou o processo de reforma do Suncorp Stadium. O orçamento para as obras girou em torno de 280 milhões de dólares australianos (mais de R$ 900 milhões, na cotação atual)
Reforma e transformação em arena
Dois anos depois, em 2003, nasceu o estádio da forma como se conhece hoje – uma arena multiuso com 52.500 lugares.
O público recorde do local, inclusive, não foi registrado em um evento esportivo, e sim em show do cantor britânico Ed Sheeran, que levou 53.272 pessoas à arena em 2018.
Além dos tradicionais jogos de rugby, o Lang Park tornou-se também o principal palco de futebol da cidade – passou a sediar jogos do Brisbane Roar, em 2005.
Copa do Mundo de Rugby
O primeiro grande evento esportivo que o “novo” Lang Park recebeu foi a Copa do Mundo de rugby de 2003.
No torneio, o estádio recebeu dois jogos da Austrália: contra a Escócia e a Romênia. A seleção australiana venceu as duas partidas.
Estádio já sofreu com enchentes
Construído próximo ao rio Brisbane, a área onde fica o estádio é facilmente inundável.
Por isso, o Lang Park já sofreu com, no mínimo, três enchentes de grandes proporções, mesmo depois da reforma de 2003.
- Em 1974, uma enchente inundou toda a região do estádio
- Em 2011, já depois da reforma, outra enchente inundou todo o gramado, gerando prejuízo de 16 milhões de dólares australianos em obras de reparo
- Em 2022, o Lang Parj (Suncorp Stadium) sofreu novamente com uma grande inuncação – dessa vez, contudo, processos de mitigação de enchente possibilitaramo que o estádio voltasse a ser utilizado duas semanas depois.
Copa do Mundo Feminina
O Lang Park estreou na Copa do Mundo Feminina sediando a partida entre Inglaterra e Haiti, no último sábado (22/7). As inglesas venceram as haitianas por 1 a 0.
Nesta quinta-feira, o estádio receberá Austrália x Nigéria, às 7h.
Brasil x França será o terceiro jogo de Copa que o Suncorp Stadium recebe. O jogo será neste sábado (29/7), às 7h.