Canadá e Irlanda abriram a segunda rodada de jogos do Grupo B da Copa do Mundo Feminina nesta quarta-feira (26/7). De virada, as canadenses conseguiram a primeira vitória no torneio, por 2 a 1. Apesar da derrota, a Irlanda chamou atenção com golaço histórico de McCabe. A ala irlandesa marcou gol olímpico – o primeiro da edição de 2023 do torneio.
Gol mais rápido da Copa do Mundo de 2023, o tento olímpico de McCabe abriu o placar para a Irlanda, mas não foi suficiente para levar seu país aos três pontos. Com gols de Connolly (contra) e Leon, as canadenses viraram o placar e venceram a partida.
Com o resultado, o Canadá ocupa momentaneamente a liderança do grupo, com quatro pontos conquistados até o momento. No entanto, dependendo do resultado do duelo entre Austrália e Nigéria, as norte-americanas podem cair para a segunda colocação. Mesmo assim, a vitória foi importante para as canadenses recuperarem a confiança no campeonato.
A Irlanda, por sua vez, ainda não está eliminada, mas se encontra em uma situação complicada e vê uma vaga nas oitavas de final cada vez mais longe. É a segunda derrota da equipe no Grupo B, que vai para a última rodada com a necessidade de vencer se ainda quiser sonhar com uma classificação ao mata-mata.
O Canadá voltará aos gramados na próxima segunda-feira (31/7) para fechar sua participação na fase de grupos do Mundial contra a Austrália, donas da casa. A bola rola a partir das às 07 horas (de Brasília), no Estádio Melbourne Rectangular, na Austrália.
Já a Irlanda encara a Nigéria em seu último jogo pelo Grupo B. O embate está marcado para a próxima segunda-feira, às 07 horas, no Estádio Suncorp, em Brisbane, Austrália.
O jogo
O jogo começou quente. Logo aos quatro minutos, a Irlanda quase marcou com Carusa, mas a goleira canadense mandou a bola para escanteio. Na cobrança, McCabe bateu direto para a meta adversária e marcou um gol olímpico, abrindo o placar com classe para as irlandesas.
O Canadá, por sua vez, não se encontrou em campo e não conseguiu oferecer muito perigo à meta europeia nos primeiros 25 minutos. A Irlanda ficou mais com a bola e atacou mais, pressionando a defesa norte-americana a todo momento. A partir dos 30 minutos, a partida ficou mais equilibrada, com as duas equipes desperdiçando boas chances de gol.
Já com 50 minutos, nos acréscimos da primeira etapa, o Canadá achou espaço na defesa irlandesa. Grosso recebeu pela esquerda e cruzou na área. A zagueira irlandesa Connolly, em uma infelicidade, bateu mal na bola e marcou um gol contra, deixando tudo igual no marcador.
Na segunda etapa, aos sete minutos, a virada do Canadá veio após uma grande crescente da equipe no duelo. Leon recebeu bom passe dentro da área irlandesa e não desperdiçou: 2 a 1 no placar. As canadenses voltaram bem para o embate e dominaram as ações ofensivas, diferentemente do primeiro tempo.
Apesar da Irlanda ter pressionado pelo empate nos minutos finais do embate, as canadenses conseguiram segurar o resultado e saíram com sua primeira vitória no Mundial feminino.