Copa do Mundo Feminina

Marta se emociona em coletiva antes de decisão da Seleção Brasileira na Copa

Rainha vai às lágrimas ao comentar contribuição para futebol feminino, promete classificação do Brasil e avalia titularidade contra Jamaica
Foto do autor
Compartilhe

Uma das maiores craques da história do futebol feminino, Marta se emocionou em coletiva de imprensa na véspera da partida do Brasil contra a Jamaica, pela terceira rodada do Grupo F da Copa do Mundo. A Seleção Brasileira precisa da vitória no jogo desta quarta-feira (2/8), às 7h (horário de Brasília), em Melbourne, na Austrália, para avançar de fase no Mundial Feminino. Confiante, a Rainha garantiu a classificação verde-amarela e não segurou as lágrimas ao relembrar a trajetória no esporte.

“Estou tão focada na partida que não parei para pensar que esta pode ser minha última coletiva em uma Copa do Mundo, porque não vai ser. Estou confiante e acredito que vamos seguir na competição”, declarou a atacante de 37 anos, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa.

Marta disputa a Copa do Mundo pela sexta vez na carreira. O Mundial na Austrália e na Nova Zelândia será o último da alagoana, maior artilheira da Seleção Brasileira Feminina, com 119 gols. Emocionada, ela destacou a contribuição para a evolução do futebol feminino.

“Sabe o que é legal? Eu não tinha uma ídolo no futebol feminino. A imprensa não mostrava o futebol feminino. Como eu ia entender que eu poderia ser uma jogadora, chegar à seleção, sem ter uma referência? Hoje, a gente sai na rua e os pais falam: ‘minha filha quer ser igual a você’. Hoje temos nossas próprias referências. Não teria acontecido isso sem superar os obstáculos”, valorizou.

“É uma persistência contínua. A gente pede muito que a nossa geração continue assim. A gente fica feliz em ver tudo isso. Há 20 anos, em 2003, ninguém conhecia a Marta. Em 2022, viramos referência para o mundo inteiro. Não só no futebol, mas no jornalismo também (a presença feminina). Hoje vemos mulheres aqui, o que não tinha antes. A gente acabou abrindo portas para a igualdade”, complementou.

Jogo decisivo contra a Jamaica

Para avançar às oitavas de final da Copa, o Brasil busca a vitória contra a Jamaica para não depender da vitória do Panamá sobre a França, também nesta quarta-feira.

A Seleção Brasileira está na terceira colocação do Grupo F, com três pontos. França e Jamaica, com quatro pontos, ocupam a primeira e a segunda posição da chave, respectivamente.

Nas duas primeiras partidas da fase de grupos, Marta entrou no decorrer do segundo tempo. A expectativa é que a craque seja titular no confronto decisivo contra as jamaicanas.

“Estou preparada para jogar. Não sei quantos minutos, pois isso é com Pia. Se tiver que jogar os 90 minutos, vou jogar o tempo todo. Se tiver que jogar alguns minutos, vou jogar alguns minutos. Estou bem, treinando normal. Não tem nada que me impeça de entrar amanhã e jogar o tempo todo. Não sei se consigo jogar os 90 minutos, mas vou lutar para jogar os 90 se ela decidir me colocar em campo para jogar. Estou bem e preparada”, garantiu a camisa 10.

Compartilhe