A Espanha sagrou-se campeã da Copa do Mundo Feminina pela primeira vez ao vencer a Inglaterra por 1 a 0. Durante a premiação, uma imagem chamou a atenção. Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), segurou a cabeça de Jennifer Hermoso e a beijou nos lábios.
Além dos envolvidos, outras autoridades se manifestaram sobre o ato.
Reação de Jennifer Hermoso
Durante uma live após a partida contra a Inglaterra, já no vestiário, a camisa 10 da Seleção Espanhola comentou o ocorrido: “É, mas eu não gostei”.
Em entrevista à rádio espanhola Cadena COPE, Hermoso tratou o assunto novamente. Além de ter dito que não gostou e que não esperava, ela reduziu o acontecido à emoção: “Foi a emoção do momento. Não há nada além disso. Ficará como uma anedota. Estou certa de que não vai mais longe”.
Resposta de Luis Rubiales
A saga de Rubiales com Hermoso não parou no palco da premiação. O presidente desceu ao vestiário e anunciou que se casaria com a atleta. Na sequência, as jogadoras sugeriram Ibiza como palco do evento.
Para Rubiales, as pessoas que o criticaram são idiotas. “O beijo com Jenni? Tem idiotas em todos os lugares. Quando duas pessoas têm um gesto de carinho, isso não é importante, não podemos dar atenção às idiotices…”, disse ele em entrevista à Rádio Marca, da Espanha.
Durante comemoração, o dirigente foi flagrado ao realizar gesto obsceno.
Ministra da Igualdade se manifestou
Irene Montero, Ministra da Igualdade da Espanha, desaprovou a atitude de Rubiales.
No Twitter, ela escreveu: “Não vamos supor que dar um beijo sem consentimento seja algo “que acontece”. É uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem diariamente e até agora invisível, e que não podemos normalizar. É tarefa de toda a sociedade. Consentimento no centro. Só sim é sim”.
Ministro do Esporte também se pronunciou
Miquel Iceta, Ministro da Cultura e do Esporte da Espanha, também criticou o presidente da RFEF em entrevista à Radio Nacional da Espanha: “Isso me parece inaceitável. Vivemos um momento de igualdade, de direitos e de respeito para com as mulheres. Todos temos que ser especialmente cuidadosos em nossas atitudes e nossas ações… É inaceitável beijar os lábios de uma jogadora para parabenizá-la”.
Ministra dos Direitos Sociais comentou o ato
Ione Belarra, Ministra dos Direitos Sociais da Espanha, publicou uma reflexão no Twitter: “O que todos nós pensamos, se eles fizeram isso com toda a Espanha assistindo, o que eles não farão em particular. A violência sexual contra a mulher tem que acabar. Abraços às campeãs!”
Conflitos com a RFEF
As jogadoras da Espanha viveram momentos conturbados com a RFEF. Antes do Mundial, algumas atletas se manifestaram contra os métodos de trabalho do técnico Jorge Vilda e foram duramente criticadas pela federação. Durante a Copa do Mundo, cenas das jogadoras comemorando longe da comissão chamaram a atenção.