O Mineirão, em Belo Horizonte, será um dos estádios da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil. A seguir, o No Ataque lista quais jogos estão previstos para o principal palco de futebol de Minas Gerais.
Segundo o documento que detalha a candidatura do Brasil para a Copa, o Mineirão deverá receber oito partidas ao longo da competição. Serão cinco jogos da fase de grupos, um de oitavas de final, um de quartas e a decisão de terceiro e quarto lugares, de acordo com a previsão inicial.
Essa é a estimativa que consta no documento de candidatura enviado pelo Brasil à Fifa. É possível que a entidade que rege o futebol mundial faça mudanças nessa lista.
Jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Mineirão
- Fase de grupos: cinco jogos (grupos B, D, E, F e G)
- Mata-mata: três jogos (oitavas de final, quartas de final e decisão do terceiro lugar)
Datas dos jogos no Mineirão
Já há uma previsão de datas para os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Mineirão. A primeira partida no estádio está marcada para 25 de junho (sexta-feira), pelo Grupo B da competição. Veja a lista a seguir:
- Jogo 1 (1ª rodada do Grupo B) – 25 de junho de 2027
- Jogo 2 (1ª rodada do Grupo E) – 27 de junho de 2027
- Jogo 3 (2ª rodada do Grupo D) – 1º de julho de 2027
- Jogo 4 (2ª rodada do Grupo G) – 4 de julho de 2027
- Jogo 5 (3ª rodada do Grupo F) – 7 de julho de 2027
- Jogo 6 (oitavas de final) – 10 de julho de 2027
- Jogo 7 (quartas de final) – 17 de julho de 2027
- Jogo 8 (decisão do 3º lugar) – 24 de julho de 2027
Brasil vai jogar no Mineirão?
Ainda não é possível garantir que o Mineirão vai receber um jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina de 2027. A princípio, nenhuma partida do Brasil está prevista para Belo Horizonte.
Isso porque o anfitrião sempre fica no Grupo A – chave que não terá jogos na capital mineira. Contudo, a depender do desenrolar da Copa do Mundo, é possível que o Brasil jogue em BH no mata-mata (oitavas, quartas ou decisão do terceiro lugar). Tudo dependerá do desempenho da seleção no torneio.
Capacidade de público reduzida
No projeto da candidatura brasileira – que bateu a concorrência de Alemanha, Bélgica e Holanda – constam 10 estádios, todos com capacidade reduzida para a competição. No caso do Mineirão, a queda é de mais de 50% dos lugares disponíveis para o público. Pelo menos, inicialmente.
Segundo a informação oficial do Mineirão, o estádio tem capacidade para receber cerca de 62 mil pessoas: 38.721 mil lugares na área da arquibancada superior e 20.961 assentos nos setores inferiores.
Para a Copa do Mundo feminina, no entanto, o Gigante da Pampulha perdeu em “tamanho”. No projeto, consta que o estádio poderá receber 27.653 torcedores por jogo.
De acordo como comitê organizador, a projeção inicial da capacidade dos estádios pode mudar a depender da demanda por ingressos.