COPA DO MUNDO FEMININA 2027

América e Atlético vão inscrever CTs para Copa do Mundo feminina; Cruzeiro não

Dupla mineira coloca estruturas à disposição das seleções que participarão do torneio no Brasil, em 2027

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue a preparação para receber a Copa do Mundo feminina em 2027. O No Ataque apurou que América e Atlético colocarão os respectivos Centros de Treinamento à disposição do torneio. Posteriormente, a Fifa apresentará o leque de opções às seleções participantes, que escolherão a base onde se hospedarão no Brasil.

Os CTs devem cumprir alguns requisitos para serem elegíveis como sede pela Fifa. É permitida a inscrição de centros de treinamento e de estádios. As estruturas devem ser adequadas para atividades diárias. O local deve ser próximo de hotéis quatro ou cinco estrelas, além de ter uma distância máxima de uma hora de aeroporto que comporte aeronaves de, no mínimo, 120 passageiros.

É dever dos clubes oferecer garantias de disponibilidade dos campos, da rede hoteleira e dos órgãos governamentais locais. Depois das inscrições, as estruturas vão passar por análises técnicas e possíveis visitas de inspeção da Fifa.

Disponibilidade dos CTs

Vale lembrar que os CTs e/ou campos devem estar disponíveis para uso exclusivo da seleção por aproximadamente 45 dias durante a Copa. A competição vai começar em 24 de junho e terá a grande final em 25 de julho de 2027.

América, Atlético e Cruzeiro

O América vai inscrever no processo seletivo o Independência e o CT localizado em Santa Luzia, que é exclusivo para uso da equipe feminina.

Independência: estádio do América, em Belo Horizonte, foi inaugurado em 1950 e tem capacidade atual para 23 mil pessoas. No Campeonato Mineiro deste ano, o estádio do Horto também receberá os jogos de Betim e Itabirito como mandante. No ano passado, o Itabirito também mandou as partidas do Estadual no Independência. - (foto:  Staff Images/Cruzeiro)
Independência: estádio do América, em Belo Horizonte(foto: Staff Images/Cruzeiro)

Por sua vez, o Atlético já colocou a Cidade do Galo à disposição da Fifa e, por isso, em termos oficias, não precisa inscrever o CT na seleção que será feita pela CBF. A entidade internacional procurou o Atlético no ano passado, quando o projeto da Copa do Mundo no Brasil ainda estava em processo, para identificar o interesse em colocar a estrutura como possível sede, e o clube optou por fazer a aplicação.

Isso não significa, contudo, que a Cidade do Galo será sede de alguma seleção, mas que está disponível. Dessa forma, caso a Fifa realmente faça a solicitação em 2027, o clube tem o poder de concordar ou não. A decisão dependerá do calendário do time na época.

A reportagem também consultou o SESC Venda Nova como possibilidade, mas o CT não será inscrito para a seleção por uma decisão interna da administração do clube.

O Cruzeiro, por sua vez, conforme decisão da diretoria do clube, não vai inscrever a Toca da Raposa 2 para a seleção de CTs como sede de seleções para o Mundial.

Escudo do Atlético na Cidade do Galo, centro de treinamento do clube em Vespasiano - (foto: Pedro Souza/Atlético)
Escudo do Atlético na Cidade do Galo, centro de treinamento do clube em Vespasiano(foto: Pedro Souza/Atlético)

Cidades-sede da Copa do Mundo feminina

A CBF apresentou 12 possíveis cidades-sede para os jogos do Mundial. A Fifa já iniciou o processo de seleção. Os locais no páreo são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O anúncio das sedes para o Mundial de 2027 será feito este ano, ainda sem data marcada. Serão pelo menos oito cidades envolvidas na organização do torneio.

Jogos da Copa do Mundo feminina em BH

Anfitrião, o Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo. Desse modo, não disputará – segundo documento da candidatura do país enviado à Fifa – nenhuma partida da fase classificatória no Mineirão.

O estádio de BH seria, de acordo com a programação inicial, palco de partidas dos grupos B, D, E, F e G da Copa do Mundo.

A previsão é que o Gigante a Pampulha receba oito jogos da Copa: cinco da fase de grupos, uma das oitavas de final, uma das quartas de final e a decisão de terceiro e quarto lugares.

Compartilhe