Depois de ser anunciado como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, o Mineirão recebeu vistoria da Fifa nesta sexta-feira (16/5). O estádio passará por obras de melhoria antes do Mundial. Além disso, as responsáveis pelo processo da entidade relataram os próximos passos e mais detalhes sobre os jogos que o Gigante da Pampulha receberá.
Em entrevista coletiva, a suíça Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina, e a brasileira Valesca Araújo, head de competição e serviço às equipes do Mundial, contaram que o objetivo da vistoria é verificar os espaços à disposição, como a infraestrutura do estádio.
Elas já adiantaram que o Mineirão receberá melhorias, mas sem intervenção de grande impacto – estão previstas reformas gerais, de manutenção regular, sem obras estruturais.
“O Mineirão apresentou mais cedo quais são as intenções de melhoria. O estádio vai seguir com seu funcionamento até a Copa. A ideia não é trazer grandes mudanças ou alterações. A gente pretende utilizar o que já existe. Então as reformas e as melhorias já estão planejadas pelo Mineirão para o próprio uso. E o que a gente vem trazendo de adaptações são coisas que ficam para legado, aprimorar ainda mais a estrutura. Não pretendemos fazer grandes mudanças que depois serão retiradas e não deixam nada no espaço”, disse Valesca.
Ainda existem mais alguns passos a serem cumpridos depois da vistoria. As representantes da Fifa também detalharam o processo e especificaram o planejamento do Mineirão para receber jogos.
“Depois dessa visita nós vamos analisar novamente quais partidas vão vir para cá. O mínimo são cinco partidas para cada estádio. Depois vamos decidir qual estádio vai receber a abertura, semifinal e final”, contou Rhiannon.
O cronograma segue com mais reuniões nos próximos meses: “Vamos analisar o que vimos aqui hoje, vamos ter algumas reuniões durante os meses de julho e agosto. Depois vamos voltar para outra visita técnica para controlar os espaços e estrutura. Em outubro, vamos organizar um seminário e reunir as cidades-sede e os oito estádios, para continuar a preparação”.
CTs em Belo Horizonte
Além da vistoria do estádio, a Fifa selecionará os Centros de Treinamento que ficarão à disposição das seleções. Os CTs e/ou campos devem estar disponíveis para uso exclusivo da seleção por aproximadamente 45 dias durante a Copa.
A competição vai começar em 24 de junho e terá a grande final em 25 de julho de 2027.
O No Ataque havia apurado que o América inscreveu no processo seletivo da Fifa o Independência e o CT localizado em Santa Luzia. O Atlético colocou à disposição a Cidade do Galo. Já o Cruzeiro, por sua vez, decidiu não inscrever a Toca da Raposa.
Sobre a escolha dos CTs, Valesca disse que eles ainda serão definidos – ano que vem, provavelmente.
“Esse é um processo separado do processo de estádios. E ele é continuo, não tem um fim neste ano. Provavelmente, só no ano que vem que vão decidir. A gente vistoriou todos, alguns com foco para ser campo de treinamento das equipes que vierem jogar aqui e outros como Centros de Treinamento, que são as casas das seleções. Algumas outras cidades de Minas Gerais já demonstraram interesse e vamos fazer uma vistoria a partir de julho”, falou.
Jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027 previstos para o Mineirão
Durante a candidatura para o Mundial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou um possível planejamento para o Mineirão, incluindo número, datas e quais jogos o estádio receberia. Contudo, a Fifa pode mudar o calendário, assim como retirar ou mudar partidas do Gigante da Pampulha.
Inicialmente, o apresentado pela CBF consiste em:
- Fase de grupos: cinco jogos (grupos B, D, E, F e G)
- Mata-mata: três jogos (oitavas de final, quartas de final e decisão do terceiro lugar)