O Brasil teve uma baixa importante no futebol feminino. Uma das grandes promessas da modalidade, Giovanna Waksman é destaque da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-17, que está sendo disputada em Marrocos, mas sofreu uma lesão no ligamento do joelho nesta terça-feira (28/10).
No minuto 41, ainda no primeiro tempo da vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a China – o placar do duelo das oitavas de final ainda apontava 1 a 0 -, Giovanna sentou no gramado reclamando de dores e começou a chorar. Imediatamente, ela foi atendida, tirada de campo em prantos e substituída por Dulce Maria. E a lesão foi no ligamento do joelho, como divulgou a CBF.
“A atleta Giovanna Waksman sofreu uma entorse no joelho esquerdo durante a partida contra a China, válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA. Após avaliação ortopédica, a jogadora foi submetida a exames de imagem, que apresentaram sinais sugestivos de lesão ligamentar. A atleta seguirá sendo acompanhada pelo Departamento Médico da Seleção Brasileira até a definição dos próximos passos do tratamento”
CBF, por meio de nota oficial
Sem Giovanna Waksman, o Brasil entrará em campo em Rabat no sábado (1/11), pelas quartas de final do Mundial Sub-17, contra o vencedor do duelo entre Canadá e Zâmbia.
Quem é Giovanna Waksman
Giovanna Waksman, que completará 17 anos em março de 2026, começou a despontar com belos gols ainda na categoria de base do Botafogo. Ela usava a camisa 10 e atuava no sub-13 do clube alvinegro junto de homens, pois a equipe não tem essa categoria feminina na base.
Com a intenção de oferecer um desenvolvimento melhor para a adolescente, John Textor, sócio majoritário da SAF do Botafogo, enviou Giovanna em 2022 para os Estados Unidos. Ela estuda e atua pela Pine School e também joga pelo Flórida FC, equipe que pertence ao empresário.
Sob supervisão do clube carioca, que deseja o retorno da atleta quando ela estiver pronta para o profissional, Giovanna Waksman iniciou a sua trajetória no futebol estadunidense com feitos incríveis, sendo artilheira em competições masculinas e femininas e recebendo o prêmio de melhor jogadora da Flórida, estado dos EUA, em meio às atletas que estão no high school.
Embora muito jovem, Giovanna tem um potencial que chama a atenção nas redes sociais e, obviamente, também faz com que a jovem esteja no radar do Brasil e de Arthur Elias. Recentemente, o técnico da Seleção principal chamou a atleta para treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis.