COPA DO MUNDO

Fifa fecha maior patrocínio da história das Copas para Mundial de 2034, diz jornal

Entidade mundial fechou acordo de quase meio milhão de reais anuais com empresa estatal da Arábia Saudita, que sediará a Copa de 2034, segundo jornal britânico
Foto do autor
Compartilhe

A Fifa possui um acordo com a Aramco, companhia petrolífera estatal da Arábia Saudita, para patrocinar a Copa do Mundo de 2034. O mundial será disputado justamente no país asiático e o valor gira em torno de R$ 485 milhões por cada um dos próximos 10 anos. A informação é do jornal britânico “The Times”.

Se confirmado, este será o maior valor de patrocínio em uma edição de Copa do Mundo. A empresa petrolífera já patrocinou outros eventos esportivos como a Copa do Mundo de Críquete, a Liga Indiana de Críquete e a Fórmula 1.

Fechar um acordo com uma empresa estatal do país-sede para patrocinar o Mundial é prática comum da Fifa.

Arábia Saudita será sede da Copa de 2034

Candidata única, a Arábia Saudita foi confirmada por Gianni Infantino como sede da Copa do Mundo de 2034. Entretanto, o anúncio oficial só deve ocorrer no próximo Congresso da Fifa, em maio de 2024, na Tailândia. O único país que tentou concorrer com os sauditas pelo Mundial foi a Austrália, que se retirou do processo.

Antes do principal evento futebolístico chegar na Arábia Saudita, outras duas edições vão acontecer em países diferentes.  Em 2026, Canadá, México e Estados Unidos sediarão a competição, enquanto Espanha, Marrocos e Portugal farão a organização do Copa de 2030, com jogos de abertura em Uruguai, Argentina e Paraguai.

Aliás, vale lembrar que, a partir da próxima edição da Copa do Mundo, a competição vai receber 48 seleções, que vão acabar sendo divididos em 12 grupos de quatro equipes cada. Assim, os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí, é mata-mata até a final.

Compartilhe
Receba de graça no seu celular as notícias sobre o No Ataque Inscreva-se.