Goleiro titular do Marrocos na Copa do Mundo de 2022, Yassine Bounou revelou detalhes acerca da premiação individual. A equipe fez história ao terminar o Mundial em quarto lugar. Argentina, em primeiro, França, em segundo, e Croácia, em terceiro, compuseram o pódio.
Em vídeo publicado pela página Moroccan Grinta, Yassine Bounou, atual arqueiro do Al-Hilal, disse que tinha chances de levar o prêmio de melhor goleiro da competição até a defesa decisiva de Emiliano Martinez, da Argentina.
Com os pés, o goleiro argentino manteve o título da equipe já no fim do segundo tempo da prorrogação. Àquela altura, Argentina e França empatavam por 3 a 3. Ao receber lançamento, Kolo Muani teve a chance de evitar as penalidades e dar o caneco à Seleção Francesa. No entanto, ele não contava com o reflexo do arqueiro celeste.
Para completar, nos pênaltis, Martinez ainda defendeu duas cobranças. A Argentina, então, saiu superior ao converter quatro chutes e ver a França desperdiçar dois.
“Depois da disputa do terceiro lugar contra a Croácia, fomos assistir no estádio à final da Copa do Mundo entre França e Argentina. Decidimos não terminar o jogo. Enquanto eu e o resto dos meus companheiros saíamos de campo, um dirigente da Fifa se aproximou de mim apressadamente e disse: “Não vá, talvez lhe atribuamos a Luva de Ouro”. Então, fiquei em campo. Depois, o Martinez fez aquela famosa defesa contra o Kolo Muani. Naquele momento, trocaram o prêmio para o Martinez”
Yassine Bounou, goleiro da Seleção Marroquina
Premiações individuais
Emiliano Martinez recebeu o prêmio de melhor goleiro do Mundial de 2022 – a Luva de Ouro. O artilheiro francês Kylian Mbappé levou a Chuteira de Ouro. Considerado o melhor da competição, Lionel Messi ganhou a Bola de Ouro. Enzo Fernández, também argentino, foi eleito o Melhor Jogador Jovem.
Campanha da Seleção Marroquina
A Seleção Marroquina surpreendeu e fez história na Copa do Mundo de 2022. O quarto lugar significou a melhor campanha do país na competição. Foi, também, o melhor resultado entre times africanos no torneio.
Na estreia, o Marrocos empatou sem gols com a Croácia. Ainda na fase de grupos, derrotou Bélgica (2 a 0) e Canadá (2 a 1). Nas oitavas de final, eliminou a Espanha campeã do mundo em 2010 nas penalidades (0 a 0 no tempo normal e 3 a 0 nas cobranças). Depois, deixou para trás Portugal (1 a 0). A boa sequência terminou na semifinal, quando perdeu para a França (2 a 0). Na disputa de terceiro lugar, reencontrou e Croácia e foi derrotado por 2 a 1.