A Arábia Saudita anunciou um projeto futurista para a Copa do Mundo de 2034. O país pretende construir um estádio em um penhasco de 200 metros de altura nos arredores da capital Riad.
A arena, denominada Príncipe Mohammed bin Salman, será multiuso e terá capacidade para 45 mil pessoas. O projeto prevê teto e campo retráteis, com centenas de telas em LED nas paredes para criar uma experiência imersiva aos fãs.
Confira o vídeo:
Prince Mohammed bin Salman Stadium in Qiddiya.
— Zain. A. H. || 𐩸𐩺𐩬|𐩱|𐩢||زين (@hagawi) January 15, 2024
▪️Multi-purpose stadium with a capacity of 45,000 seats, and a maximum capacity of 60,000 spectators.pic.twitter.com/ayAZlGFikF
A empresa responsável pelo projeto é a Papulous, que já trabalhou com estádios olímpicos e projetou a arena do Tottenham, considerada uma das mais modernas da Europa.
O estádio ficará em Qiddiya, um local que está em construção e faz projeto da Arábia Saudita para diversificar sua economia. A ideia é que a nova cidade seja um centro de entretenimento, jogos e esportes a 45 km do centro de Riad.
A Qiddiya Investment Company (QIC), empresa criada pelo governo saudita para a construção da cidade, tem um orçamento de cerca de US$ 700 bilhões (R$ 3,4 trilhões).
Veja todos do estádio:
A ideia do governo é que, quando pronta, a arena possa receber partidas de Al-Hilal e Al-Nassr, os dois principais clubes do país.
Candidatura à sede da Copa do Mundo
O movimento saudita ocorre após a Fifa confirmar que a Copa do Mundo de 2030 será disputada em Portugal, Espanha e Marrocos – com jogos de abertura em Uruguai, Argentina e Paraguai.
O projeto da Arábia Saudita para o futebol envolve a monarquia local. No último ano, houve o investimento volumoso nos clubes nacionais, resultando na contratação de vários jogadores que estavam no futebol europeu. Neymar, Cristiano Ronaldo e Benzema são alguns deles.
A Copa do Mundo é a meta para servir como auge do projeto chamado de Visão 2030, que pretende catapultar o país em diversas áreas, como economia e estrutura – e o esporte cumpre o papel de trabalhar a imagem dos sauditas.
Os sauditas têm boa relação com a Fifa. O país foi sede do Mundial de Clubes 2023 e vai receber a Copa da Ásia de 2027.
O plano da Arábia Saudita para a Copa envolve uma candidatura sem a parceria de outros países, como acontecerá em 2026 (Estados Unidos, México e Canadá) e no formato aprovado para 2030 (envolvendo seis países de três continentes).