COPA DO MUNDO

Decisão da Copa do Mundo de 2030 tem estádio definido, diz jornal

Copa do Mundo de 2030 será organizada, em conjunto, por Espanha, Portugal e Marrocos; pedido teria partido da Fifa, segundo o Marca
Foto do autor
Compartilhe

A final da Copa do Mundo de 2030 já tem palco definido. Será no Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid. Isso é o que garante o jornal “Marca”, que indicou que Espanha, Portugal e Marrocos, países que vão organizar a competição, já teriam definido o local como sede da decisão.

A própria Fifa teria indicado que gostaria que o último jogo do Mundial de 2030 fosse na capital do país ibérico.

Embora o Marrocos tivesse sinalizado o desejo de sediar a final, argumentando que a federação espanhola poderia estar com a imagem arranhada por conta das polêmicas envolvendo o ex-presidente Luis Rubiales, a boa relação do Real Madrid com a Fifa teria sido levada em conta.

Os três países terão até o dia 31 deste mês para entregar à entidade máxima do futebol o plano oficial com todas as sedes que receberão jogos da Copa do Mundo.

Veja possíveis sedes da Copa do Mundo na Espanha

Segundo o “Marca”, a organização por parte da Espanha teria separado 15 estádios como possibilidade para receber os jogos.

São eles: Santiago Bernabéu (Real Madrid), Camp Nou (Barcelona), Metropolitano (Atlético de Madrid), San Mamés (Athletic Bilbao), La Cartuja (Sevilla), Mestalla (Valencia), RCDE Stadium (Espanyol), Riazor (La Coruña), El Molinón (Sporting Gijón), Gran Canaria (Las Palmas), La Romareda (Zaragoza), Anoeta (Real Sociedad), Nueva Condomina (Murcia), Balaídos (Celta) e La Rosaleda (Málaga).

Por outro lado, em Portugal, as opções seriam apenas duas: Estádio da Luz (Benfica) e do Dragão (Porto).

Já no Marrocos, do outro lado do Mediterrâneo, seriam seis locais: Gran Estadio (Raja Club), Agadir (Hassania), Ibn Batouta (Ittihad Riadhi), Marraquexe (Kawkab), Príncipe Moulay Abdellah (AS FAR) e no Fez (Wydad).

Santiago Bernabéu passa por reforma

Vale destacar que o Santiago Bernabéu passou por grande reforma nos últimos anos, passando de 81 mil para 84 mil torcedores. Além disso, o espaço vai contar com um super setor VIP, com bares, palcos e discoteca. O Real Madrid aproveitou para instalar um telão 360º no estádio.

Leia mais: Santiago Bernabéu entra na fase final de obras

Por outro lado, o Camp Nou também passa por obras de modernização. Dessa maneira, o Barcelona vem mandando seus jogos no Estádio Olímpico Lluis Companys, também na Catalunha.

A Copa do Mundo de 2030 ainda terá uma grande novidade: três jogos em países sul-americanos. A abertura será na cidade de Montevidéu, no Uruguai, que foi escolhida para celebrar o centenário do Mundial. Argentina e Paraguai também receberão um jogo, que marcarão a estreia de suas seleções na competição.

Compartilhe