COPA DO MUNDO

Fifa pensa em ampliar Copa do Mundo para 64 seleções, diz NY Times

Presidente da Fifa, Gianni Infantino se interessou pela proposta de ampliação, apresentada por um dirigente uruguaio

A Fifa está analisando a proposta de realizar a Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções, segundo apuração do jornal estadunidense New York Times. O presidente da entidade, Gianni Infantino, se interessou pela ideia e pretende analisar a situação, conforme a publicação.

No próximo ano, a Copa do Mundo, que será disputada no Canadá, México e Estados Unidos, contará com 48 equipes pela primeira vez. Infantino vê com bons olhos mais uma expansão, de acordo com o jornalista Tariq Panja, que assina a matéria do New York Times.

Em 2030, o Mundial completará 100 anos e terá uma edição especial, com sede em três continentes diferentes. Os três jogos inaugurais serão na Argentina, Paraguai e Uruguai, enquanto o restante do torneio será disputado na Espanha, Portugal e Marrocos.

Proposta de ampliação da Copa do Mundo para 64 seleções

Ainda de acordo com o New York Times, a ideia de ampliar mais uma vez a quantidade de times partiu do presidente da Federação Uruguaia de Futebol, Ignacio Alonso, durante uma reunião on-line que se encaminhava ao fim.

Fontes do jornal relataram que a proposta foi recebida com um “silêncio atordoado”. Ainda disseram que Infantino se interessou pela ideia e apontou que precisava ser discutida melhor.

Presidente da Fifa desde 2016, o suíço tem aplicado mudanças significativas no formato da Copa do Mundo durante sua gestão. Nessa quarta-feira, ele anunciou que a final do próximo Mundial terá um “show do intervalo”, nos moldes do Super Bowl.

Compartilhe