FUTEBOL INTERNACIONAL

A melhor seleção no ranking da Fifa que nunca disputou a Copa do Mundo

Seleção da Venezuela ocupa a 47ª posição no ranking da Fifa e está atualmente na briga por vaga na repescagem da Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2026 poderá contemplar várias estreias em razão do aumento do número de seleções. No torneio a ser realizado em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá, 48 países serão divididos em 12 grupos. O primeiro e o segundo de cada chave e os oito melhores terceiros avançam à segunda fase.

Das 48 melhores seleções do ranking da Fifa, somente uma nunca esteve em uma edição do Mundial. Trata-se da Venezuela, 47ª colocada e hoje na briga pelo sétimo posto nas Eliminatórias da Conmebol, que confere vaga na repescagem contra equipes de outros continentes.

Em 2019, quando alcançou as quartas de final da Copa América, a Venezuela registrou sua melhor participação no ranking: 25º lugar. Por outro lado, o pior desempenho ocorreu em 17 de novembro de 1998: 129º posição.

Na sequência dos países que nunca disputaram uma Copa vêm Mali (53º), Uzbequistão (57º), Jordânia (62ª) e Burkina Faso (64º).

Venezuela nas Eliminatórias para a Copa

A ocasião em que a “Vinotinto” esteve mais perto de disputar uma Copa do Mundo foi nas Eliminatórias para 2014. A campanha foi de cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas em 16 jogos. Com 20 pontos, a Venezuela terminou na sexta posição – o Equador, quarto colocado, somou 25. O Brasil não participou da competição porque já tinha vaga como país-sede do Mundial.

Até 2000, a Venezuela havia vencido somente duas partidas em toda a história das Eliminatórias. A partir daquele ano, evoluiu no futebol e se tornou mais competitiva, a ponto de terminar à frente de Peru, Bolívia e Chile em algumas oportunidades.

Para o Mundial de 2026, a vaga direta está um pouco distante. La Vinotinto soma 15 pontos em 14 rodadas (três vitórias, seis empates e cinco derrotas). A Colômbia, que fecha a zona das seis seleções que vão à Copa, está com 20 pontos.

Nos quatro duelos restantes nas Eliminatórias, a Venezuela encara Bolívia (casa), Uruguai (fora), Argentina (fora) e Colômbia (casa).

Repescagem

Com 14 pontos, a Bolívia está no encalço da Venezuela para ser o país da América do Sul na repescagem da Copa. Peru e Chile ocupam as duas últimas posições, com 10 pontos.

A nação sul-americana se juntará a dois países da Concacaf, um da Ásia, um da África e um da Oceania. Dos seis times, dois se qualificam para a Copa do Mundo.

Compartilhe