FUTEBOL NACIONAL

Ronaldo relembra drama: ‘Senti como se minha vida tivesse sido levada embora’

Pentacampeão mundial e ex-sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno relembrou drama na carreira ao celebrar 49 anos

Compartilhe

Pentacampeão mundial, Ronaldo Fenômeno completa, nesta segunda-feira (22/9), 49 anos. Em entrevista à Betfair, o ex-sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro relembrou momento em que precisou superar os próprios limites para seguir no futebol: a grave lesão no joelho direito.

Em 22 de novembro de 1999, Ronaldo lesionou os ligamentos e se retirou dos gramados por cerca de 140 dias. Logo no retorno, em 12 de abril de 2000, o ex-atacante sofreu ruptura total do tendão patelar do joelho direito com a camisa da Inter de Milão. ‘Uma das fases mais desafiadoras’ da vida de Fenômeno, que se reergueu na base da perseverança.

“Nada foi fácil até ali, mas ir adiante depois de escutar que eu não teria condições de voltar a jogar? Os dias de tratamento pareciam intermináveis. E foi mesmo um longo percurso, de muitos obstáculos. O que mais me segurou foi a minha convicção. Eu estava determinado a dar a volta por cima”, iniciou Ronaldo.

“Cheguei mesmo a pensar que nunca mais conseguiria jogar em alto nível como antes. É muito tempo de recuperação para um atleta. Você começa a treinar e aparecem outros problemas. Foram meses difíceis de exaustão física e mental, mas também de autoconhecimento, força e superação diária”, prosseguiu.

Pronto para a Copa, o resto é história

Uma das principais preocupações do craque era a aproximação da Copa do Mundo de 2002. Foram quase dois anos entregue a tratamentos e cirurgias. Apto a jogar, Ronaldo embarcou com a delegação para representar a Seleção Brasileira no Mundial, sediado por Japão e Coreia do Sul. Ali, ‘renasceu’.

“Se com meu joelho destruído senti como se minha vida tivesse sido levada embora, a volta por cima foi como retomá-la. E se conseguir jogar novamente já parecia muito, Copa do Mundo… só nascendo de novo. Vivi o meu renascimento”

Ronaldo Fenômeno, em entrevista à Betfair

O resto é história: título da Seleção Brasileira e Ronaldo Fenômeno, artilheiro da competição, com oito gols.

Compartilhe
Sair da versão mobile