O Catar disputará a segunda Copa do Mundo de sua história. Sede do torneio em 2022, a seleção do Oriente Médio derrotou os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1 e garantiu vaga direta na edição de 2026 da competição, que será disputada nos Estados Unidos, no Canadá e no México.
Os cataris precisavam vencer o adversário de qualquer forma para carimbar passaporte imediato para a Copa. Isso porque eram os vice-líderes do Grupo A das Eliminatórias Asiáticas para o Mundial – posto que daria vaga na repescagem -, enquanto os emiradenses lideravam a chave com dois pontos a mais.
Esta é a primeira vez que o Catar conquista sua classificação “na bola” – em 2022 assegurou sua participação sem precisar jogar as Eliminatórias, pois foi o país-sede e, portanto, classificou-se de forma automática.
Além da Seleção Catari, Irã, Japão, Nova Zelândia, Uzbequistão, Jordânia, Coreia do Sul e Austrália se classificaram para a Copa do Mundo por meio das Eliminatórias. Em 2026, o torneio terá 48 equopes pela primeira vez.
Com o resultado, portanto, os Emirados Árabes Unidos dispútarão a repescagem para o Mundial de 2026.
Catar tem brasileiros no elenco
O Catar tem dois jogadores brasileiros naturalizados entre os convocados do elenco que conquistou sua vaga na Copa do Mundo de 2026 – o lateral-esquerdo Lucas Michel, ex-Coritiba; e o atacante Edmilson Junior, nascido na Bélgica e filho do ex-jogador brasileiro Edmílson Paulo.