Entre os dias 13 e 18 de novembro, 14 seleções garantirão vaga na Copa do Mundo de 2026. A data Fifa que encerra a temporada de seleções em 2025 resolverá a situação de diversos países e apenas seis vagas restarão. Veja abaixo as situações.
Atualmente, 28 países já estão garantidos no Mundial do próximo ano – veja a lista no fim da matéria. Além dos três países-sede – Canadá, Estados Unidos e México -, 25 seleções já estão confirmadas na Copa do Mundo de 2026 graças ao desempenho nas eliminatórias continentais. E o mês de novembro ficará marcado pela comemoração de 14 torcidas.
A última data Fifa de 2025 finalizará as duas eliminatórias que ainda estão em disputas. Enquanto CAF (África), Conmebol (América do Sul), AFC (Ásia) e OFC (Oceania) já encerraram a parte principal do torneio e definiram os classificados diretos e os representantes nas repescagens, a Concacaf (América do Norte e Central) e a Uefa (Europa) terão rodadas decisivas em novembro.
Vagas para a Copa do Mundo que serão definidas em novembro
Concacaf
Além dos países-sede, a Copa do Mundo de 2026 contará com três países da Concacaf, que serão necessariamente da América Central. A parte final dessas Eliminatórias já teve quatro rodadas, e 11 das 12 seleções disputarão as duas partidas decisivas ainda com o sonho de ir ao Mundial, já que o líder de cada grupo se classificará, enquanto os dois melhores segundos colocados irão à repescagem intercontinental – veja detalhes desse torneio no fim da matéria.
Na chave A, o líder Suriname tem os mesmos seis pontos do Panamá, mas está à frente pelo número de gols feitos. Na sequência, Guatemala, com cinco, e El Salvador, com três, disputarão os confrontos diretos em busca da vaga.
Já no grupo B, a Jamaica lidera com nove, um ponto a mais que Curaçao. Na terceira colocação está Trinidad e Tobago, com cinco. Por fim, Bermudas, que não pontuou, é a única seleção dessa fase final das Eliminatórias da Concacaf que não tem chances de ir à Copa do Mundo.
Por fim, a chave C conta com Honduras em primeiro, com oito pontos, dois a mais que Costa Rica, seleção que chegou às quartas de final do Mundial de 2014, no Brasil. Ainda na briga, Haiti tem cinco pontos, quatro a mais que Nicarágua, que precisa de uma arrancada e uma enorme combinação de resultados para tentar ir à repescagem intercontinental.
Uefa
Enquanto a Concacaf conta com disputas bem acirradas, a Europa até tem apenas um classificado, mas cinco países estão bem próximos de confirmarem as vagas diretas nas últimas rodadas, enquanto quatro lideram os grupos com boas condições.
França, Espanha, Portugal, Bélgica e Croácia precisam de uma vitória simples – ou talvez mesmo de um empate – para ir à Copa do Mundo. Já Suíça, Holanda, Áustria e Noruega estão em boas condições e próximos da vaga direta.
Por outro lado, dois grupos têm mais equilíbrio, e os líderes estão até empatados, ou seja, com possibilidade de maiores disputas nessa última data Fifa. Eslováquia e Alemanha lideram a chave A com nove pontos, enquanto Dinamarca e Escócia estão com 10 na C.
Os 28 países já classificados ao Mundial
- Países-sede: Estados Unidos, México e Canadá
- CAF (África): Egito, Senegal, África do Sul, Cabo Verde, Marrocos, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Gana
- Conmebol (América do Sul): Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai
- AFC (Ásia): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão, Jordânia, Austrália, Catar e Arábia Saudita
- OFC (Oceania): Nova Zelândia
- Uefa (Europa): Inglaterra
E as seis vagas restantes?
A Copa do Mundo já conhece 28 classificados e terá mais 14 confirmados a partir da data Fifa de novembro. E as seis vagas restantes para a primeira edição do Mundial com 48 países? Esses lugares remanescentes são divididos por repescagens: a europeia e a intercontinental, que serão realizadas em março de 2026, meses após o sorteio dos grupos, marcado para dezembro deste ano.
Enquanto alguns países europeus estão próximos da liderança dos respectivos grupos nas Eliminatórias. Essas primeiras colocações garantirão as 11 vagas diretas restantes à Copa do Mundo por meio das Eliminatórias da Uefa. Já a segunda posição de cada chave assegurará lugares na repescagem europeia.
A tradicional Itália e equipes como República Tcheca, Sérvia, Polônia e Suécia, que disputaram Mundiais recentes, devem se encaminhar à disputa por uma das quatro vagas restantes na Europa na repescagem do Velho Continente.
Além de todos os 12 segundos colocados dos grupos das Eliminatórias Europeias, quatro países que foram bem na Nations League, mas não tiveram bom desempenho na qualificação para a Copa, serão divididos em quatro disputas em semifinal e final em busca de uma das quatro vagas no Mundial de 2026.
Já a repescagem intercontinental será responsável por distribuir duas passagens para a Copa do Mundo. E esse torneio também será realizado em março de 2026, em campo neutro. Segundo a mídia do México, o país sediará a competição.
A Bolívia e a Nova Caledônia já estão classificadas e aguardam a chegada de dois países da América Central – os dois melhores segundos colocados da terceira fase -, uma seleção da África – ganhadora da repescagem local, que será disputada em novembro entre Camarões, RD Congo, Nigéria e Gabão – e uma equipe da Ásia – vencedor da repescagem asiática entre Iraque e Emirados Árabes Unidos, que também ocorrerá em novembro.