Menor que diversas cidades brasileiras, Curaçao pode alcançar um feito histórico no futebol. E, para isso, precisa de apenas um empate. O país caribenho de 155 mil habitantes entrará na última rodada das Eliminatórias da Concacaf com a necessidade de somar um ponto diante da Jamaica para se tornar o menor da história das Copas do Mundo.
Na quinta-feira (13/11), Curaçao entrou em campo fora de casa e goleou Bermudas por 7 a 0. Esse resultado deixou o país formado por duas ilhas e colonizado por Países Baixos (a popular Holanda) na liderança do Grupo B das Eliminatórias da Concacaf.
Como Estados Unidos, México e Canadá, seleções mais fortes da confederação, já estão garantidas na Copa por serem os países-sede, as chances de “azarões” vizinhos ao trio garantirem uma vaga aumentaram. É o caso de Curaçao, que está um passo do Mundial de 2026.
O pequeno país do Caribe visitará a Jamaica na terça-feira (18/11), às 22h. Caso vencer ou empatar, a classificação histórica será garantida, já que trata-se de um confronto direto. Porém, se os jamaicanos triunfarem, Curaçao disputará, provavelmente, disputará a repescagem intercontinental, em março de 2026, como um dos dois melhores segundos colocados dessas Eliminatórias.
Os outros pequenos países que disputaram Copas do Mundo
País insular composto por dez ilhas na costa Noroeste da África, Cabo Verde serve de inspiração para Curaçao. Com a vaga assegurada para a disputa em 2026, o país se tornou o segundo menos populoso a disputar a Copa.
A população cabo-verdiana é estimada em 524 mil habitantes. O país menos populoso a jogar o Mundial é a Islândia, que tinha cerca de 400 mil habitantes quando participou da edição de 2018, na Rússia – os islandeses ainda sonham com uma vaga na repescagem europeia para voltar à Copa em 2026. Logo, esse é o recorde que os caribenhos podem quebrar.
Para fechar o Top 3 dos menores países a jogar Copas do Mundo está Trinidad e Tobago. O país, que também compete nos torneios da Concacaf, tem aproximadamente 1,3 milhão de habitantes e jogou o Mundial de 2006. Porém, neste ano, a equipe não está mais na disputa justamente pela força de Curaçao.
Grupo B das Eliminatórias da Concacaf
- Curaçao – 11 pontos, 3 vitórias e +10 de saldo
- Jamaica – 10 pontos, 3 vitórias e +8 de saldo
- Trinidad e Tobago – 6 pontos, 1 vitória e +1 de saldo
- Bermuda – 0 ponto e – 19 de saldo