Somente uma vitória separa a 126ª melhor seleção do ranking da Fifa da Copa do Mundo de 2026. Vizinho do Brasil na América do Sul, mas participante das competições da América Central, América do Norte e Caribe (Concacaf) por questões culturais, Suriname está próximo de uma vaga inédita no Mundial. Para garantir esse lugar, basta triunfar.
O Suriname lidera o Grupo A das Eliminatórias da Concacaf, com nove pontos conquistados em cinco jogos – venceu duas vezes e empatou outras três. Apenas o primeiro colocado vai diretamente ao Mundial, enquanto os dois melhores segundos colocados dos três grupos das Eliminatórias disputarão à repescagem intercontinental.
Só que a situação não está mais tranquila porque o vice-líder está “na cola” do vizinho do Brasil. O Panamá, que disputou a Copa do Mundo em 2018, na Rússia, tem também nove pontos, mas leva a pior por ter três gols de saldo a menos.
Desta forma, na sexta e última rodada das Eliminatórias, que será disputada na terça-feira (18/11), às 22h (de Brasília), basta Suriname vencer a já eliminada Guatemala e manter a boa diferença de saldo de gols em relação ao Panamá, que enfrentará El Salvador, seleção que também não tem nada a disputar.
Para ir à Copa, por exemplo, o Suriname pode até triunfar por um gol de diferença, mas terá que torcer para que os panamenhos não vençam por um placar de 4 a 0 ou superior.
Suriname no ranking da Fifa
Na atualização de outubro, Suriname ocupava a 126ª colocação do ranking da Fifa. Com a vitória no primeiro jogo da data Fifa de novembro, sobre El Salvador, por 4 a 0, na quinta-feira (18/11), a seleção ganhou cinco posições.
No entanto, mesmo com essa possibilidade de subir degraus na atualização de novembro, que será oficializado após o fim da data Fifa, Suriname ainda estará distante do seu melhor posto. Em 2008, a seleção esteve na 84ª posição.
Sexta e última rodada das Eliminatórias da Concacaf no Grupo A
- Panamá x El Salvador: 18/11 (terça-feira), às 22h, no Estádio Rommel Fernández Gutiérrez, na Cidade do Panamá
- Guatemala x Suriname: 18/11 (terça-feira), às 22h, no Estádio El Trébol, na Cidade da Guatemala
Grupo A das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2026
- Suriname – 9 pontos, 2 vitórias e +5 de saldo
- Panamá – 9 pontos, 2 vitórias e + 2 de saldo
- Guatemala – 5 pontos, 1 vitória e – 1 de saldo
- El Salvador – 3 pontos, 1 vitória e – 6 de saldo