ELIMINATÓRIAS

Em jogo maluco, seleção elimina favorita e vai à Copa do Mundo pela 1ª vez no século

Em casa, a equipe eliminou a seleção favorita e se garantiu na Copa do Mundo de 2026, após 28 anos de ausência dos Mundiais

Compartilhe
google-news-logo

A Seleção da Escócia fez história na noite desta terça-feira (18/11). Em um jogo maluco no Hampden Park, em Glasgow, os donos da casa surpreenderam a favorita Dinamarca, venceram a última rodada das Eliminatórias da Uefa por 4 a 2 e se classificaram à Copa do Mundo pela primeira vez no século 21.

Fora dos Mundiais desde 1998, a Escócia entrou em campo com a obrigação de vencer. E sofreu, mas triunfou para a comemoração dos torcedores que lotaram o estádio na cidade escocesa. O resultado fez com que a seleção ficasse na liderança do Grupo C, com 13 pontos, dois a mais que a Dinamarca. A derrota levou a equipe nórdica à repescagem europeia para a Copa do Mundo.

O jogo

A partida insana em Glasgow começou com um golaço de Scott McTominay. O meio-campista da Napoli acertou uma linda bicicleta aos 3 do primeiro tempo e “incendiou” o Hampden Park. Só que o jogo voltou a ficar quente somente na etapa final.

A Dinamarca diminuiu com Rasmus Højlund aos 12 do segundo tempo e poderia até ficar mais tranquila, mas viu o lateral-direito Rasmus Kristensen ser expulso logo quatro minutos depois. Com um a mais, Lawrence Shankland colocou a Escócia novamente em vantagem no minuto 32, mas, logo na sequência, o rival voltou a empatar, desta vez com Patrick Dorgu.

O empate por 2 a 2, que se encaminhava no placar, estava garantindo a Seleção Dinamarquesa na próxima Copa do Mundo. Porém, o melhor estava guardado pelos anfitriões nos acréscimos.

Aos 48 do segundo tempo, Kieran Tierney fez o gol da vitória da Escócia e “enlouqueceu” a torcida da Escócia. Três minutos depois, Kenny McLean viu o goleiro dinamarquês Kasper Schmeichel adiantado e acertou um chute do meio-campo. O golaço foi apenas o início da longa comemoração dos escoceses, que voltam à Copa do Mundo após 28 anos.

Escócia na Copa do Mundo

A Escócia já disputou oito edições de Copa do Mundo, porém ainda não passou da fase de grupos em nenhuma participação.

Em 1954, 1958, 1986 e 1998, os escoceses nem sequer venceram um jogo no Mundial. Já em 1974, 1978, 1982 e 1990, a Escócia até triunfou em uma oportunidade na Copa do Mundo, mas não disputou o mata-mata.

Compartilhe
google-news-logo