A Itália não disputa a Copa do Mundo desde 2014, e o sonho segue distante. O time tetracampeão mundial – 1934, 1938, 1982 e 2006 – ficou em segundo no Grupo I das Eliminatórias da Uefa e disputará a repescagem europeia para tentar garantir uma vaga no Mundial de 2026. Veja os possíveis adversários na competição.
Enquanto os 12 líderes das chaves das Eliminatórias se classificaram diretamente ao torneio que será disputado em Canadá, Estados Unidos e México no ano que vem, todos os 12 vice-líderes foram à repescagem.
Além dessas seleções, os quatro melhores países da Nations League que não conseguiram a vaga na Copa ou na repescagem também ficaram com um lugar nessa luta restante rumo ao Mundial.
A repescagem europeia será realizada na data Fifa de março, com quatro chaves paralelas, com disputa de semifinal e final em jogo único – o sorteio ocorrerá nesta quinta-feira (20/11). Em cada uma dessas decisões, o campeão fica com uma vaga na Copa do Mundo de 2026.
Possíveis rivais da Itália na repescagem europeia
Devido à nona posição no ranking da Fifa, a Itália está no pote 1 da repescagem. Desta forma, enfrentará um time do pote 4 como mandante e decidirá, em mando a ser sorteado, diante do vencedor de um duelo entre pote 2 e pote 3.
Desta forma, os possíveis adversários da Itália – e também de Dinamarca, Turquia e Ucrânia, parceiros de pote 1 – na semifinal são: Romênia, Suécia, Macedônia do Norte ou Irlanda do Norte, protagonistas do pote 4.
Já a outra semifinal será formada por seleções do pote 2 – Polônia, País de Gales, Tchéquia ou Eslováquia – diante dos clubes do pote 3 – Irlanda, Albânia, Bósnia ou Kosovo.