A data Fifa de novembro chegou ao fim nesta terça-feira (18/11) com 42 seleções garantidas na Copa do Mundo de 2026. Esses países serão protagonistas do sorteio da fase de grupos em 5 de dezembro (sexta-feira), em Washington D.C., nos Estados Unidos, mesmo sem os últimos seis classificados.
As vagas restantes serão ocupadas por quatro times europeus, que disputarão a repescagem local em março, mesmo mês da disputa por duas vagas na repescagem mundial. Nesta época, as 42 seleções já classificadas estarão apenas de olho.
Os primeiros garantidos foram os países-sede: Canadá, Estados Unidos e México. Também da Concacaf, três seleções garantiram vaga nessa data Fifa: Panamá, Curaçao e Haiti. Na América do Sul, pelas Eliminatórias da Conmebol, Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai estão confirmados.
Na África, Egito, Senegal, África do Sul, Cabo Verde, Marrocos, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Gana estarão presentes na Copa do Mundo de 2026, enquanto a Ásia será representada por Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão, Jordânia, Austrália, Catar e Arábia Saudita e a Oceania pela Nova Zelândia.
Por fim, a Europa terá Inglaterra, França, Croácia, Portugal, Noruega, Holanda, Alemanha, Suíça, Espanha, Bélgica, Escócia e Áustria como representantes no sorteio.
Os 42 países garantidos na Copa do Mundo de 2026
- Países-sede: Estados Unidos, México e Canadá
- CAF (África): Egito, Senegal, África do Sul, Cabo Verde, Marrocos, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Gana
- Conmebol (América do Sul): Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai
- AFC (Ásia): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão, Jordânia, Austrália, Catar e Arábia Saudita
- OFC (Oceania): Nova Zelândia
- Uefa (Europa): Inglaterra, França, Croácia, Portugal, Noruega, Holanda, Alemanha, Suíça, Espanha, Bélgica, Escócia e Áustria
- Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): Panamá, Curaçao e Haiti