COPA DO MUNDO

Vizinho do Brasil vai à repescagem e ainda sonha com vaga inédita na Copa do Mundo

O país que faz fronteira com o Brasil disputa as competições da Concacaf e segue em busca da vaga inédita para a Copa do Mundo de 2026

Compartilhe
google-news-logo

Suriname está garantindo na repescagem intercontinental para a Copa do Mundo de 2026! Vizinho do Brasil e localizado na América do Sul, mas com muita influência da cultura do Caribe e participante das competições da Concacaf, o país de pouco mais de 600 mil habitantes segue vivo na busca por uma vaga inédita no Mundial graças a um critério de desempate.

Como Estados Unidos, México e Canadá, seleções mais fortes da Concacaf, já estavam garantidas na Copa por serem os países-sede, as chances de “azarões” vizinhos ao trio estarem no Mundial aumentaram. É o caso do Suriname, que foi colonizado pelos Países Baixos (a popular Holanda), só conquistou a independência em 1975 e está a dois jogos da Copa do Mundo.

Competindo com nações do Caribe e da América Central, o país que faz fronteira com o Brasil na Região Norte, precisamente com Amazonas e Amapá, não foi bem nesta terça-feira (18/11) e perdeu para Guatemala por 3 a 1, fora de casa. Porém, esse “gol de honra” marcado por Nicolás Samayoa (contra) nos acréscimos manteve o sonho vivo.

Graças a essa bola na rede, Suriname somou mais gols feitos que Honduras e terminou a fase de grupos das Eliminatórias da Concacaf com uma das duas melhores seleções que terminaram na segunda colocação dos grupos – veja as classificações no fim da matéria. Por isso, a seleção disputará a repescagem intercontinental.

Como funcionará a repescagem intercontinental?

A repescagem intercontinental será responsável por distribuir duas passagens para a Copa do Mundo de 2026. Esse torneio será realizado em março de 2026, em campo neutro. Segundo a mídia do México, o país sediará a competição.

A Bolívia e a Nova Caledônia foram as primeiras seleções a se classificarem. Ao lado das seleções que representam a América do Sul e a Oceania estão Iraque, da Ásia, e RD Congo, da África. Já a Concacaf terá Jamaica e Suriname.

A organização dessa repescagem mundial será com um triangular, em que a equipe com melhor ranking da Fifa ficará aguardando o vencedor da semifinal já na decisão, ou seja, disputará uma partida a menos.

Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2026

Grupo A

  1. Panamá – 12 pontos, 3 vitórias e + 5 de saldo
  2. Suriname – 9 pontos, 2 vitórias e +3 de saldo (9 gols feitos)
  3. Guatemala – 8 pontos, 2 vitórias e + 1 de saldo
  4. El Salvador – 3 pontos, 1 vitória e – 6 de saldo

Grupo B

  1. Curaçao – 12 pontos, 3 vitórias e + 10 de saldo
  2. Jamaica – 11 pontos, 3 vitórias e +8 de saldo
  3. Trinidad e Tobago – 9 pontos, 2 vitórias e + 2 de saldo
  4. Bermuda – 0 ponto e -20 de saldo

Grupo C

  1. Haiti – 11 pontos, 3 vitórias e + 3 de saldo
  2. Honduras – 9 pontos, 2 vitórias e +3 de saldo (5 gols feitos)
  3. Costa Rica – 7 pontos, 1 vitória e + 2 de saldo
  4. Nicarágua – 4 pontos, 1 vitória e -8 de saldo
Compartilhe
google-news-logo