O Irã está classificado à Copa do Mundo de 2026, mas não mandará representantes ao sorteio da fase de grupos. O evento que define as chaves da etapa inicial está marcado para a próxima sexta-feira (5/12), em Washington, capital dos Estados Unidos.
Segundo o porta-voz da federação iraniana, Amir Mehdi Alavi, representantes iranianos tiveram o visto estadunidense negado e, por isso, não irão ao sorteio.
“Informamos à Fifa de que as decisões tomadas não estão relacionadas com o esporte e que os membros da delegação iraniana não participarão do sorteio do Mundial”, declarou, à televisão local.
Quatro integrantes da delegação tiveram o visto aprovado, de acordo com o jornal iraniano Varzesh 3: Amir Ghalenoei (treinador), Mehdi Kharati (diretor executivo), Omid Jamali (diretor de relações internacionais) e Amir Mehdi Alavi (porta-voz).
Outros, contudo, não receberam a permissão para viajar ao país. Foi o caso, por exemplo, de Mahdi Taj, presidente da federação iraniana.
Estados Unidos e Irã têm uma relação política e militar conturbada, que ficou mais tensa com ataques estadunidenses a bases nucleares iranianas, em junho.
A Copa do Mundo de 2026 será realizada em organização tripla, nos Estados Unidos, México e Canadá.