O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 será realizado nesta sexta-feira (5/12), às 14h (horário de Brasília), em Washington D.C., capital dos Estados Unidos. Abaixo, assista ao vivo ao evento que decide as 12 chaves que envolvem as 48 seleções.
Assista ao vivo ao sorteio da Copa do Mundo de 2026
Os potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, vencedores das repescagens europeias A, B, C e D, vencedores das repescagens intercontinentais 1 e 2
Como funcionará o sorteio?
O primeiro sorteio da história de uma Copa do Mundo com 48 seleções tem algumas mudanças em relação às edições anteriores. Por meio do ranking da Fifa, as equipes foram divididas em quatro potes – os países-sedes ficam no 1 -, e cada time enfrentará três equipes dos outros potes na fase de grupos, como de costume.
As novas regras apontam que cada um dos 12 grupos deverá ter, no mínimo, um time europeu, enquanto quatro chaves contarão com dois, já que são 16 representantes do Velho Continente.
Por outro lado, as seleções não europeias serão necessariamente sorteadas para grupos diferentes em relação aos países do mesmo continente. Por isso, o Brasil não pode enfrentar nenhum classificado da Conmebol, por exemplo, mas deve ter um ou dois rivais europeus na chave.
Outra novidade dessa edição tem o intuito de manter o equilíbrio da competição. Com isso, caso liderem as respectivas chaves, a Espanha não poderá enfrentar a Argentina até uma eventual final. O mesmo vale para França e Inglaterra. Esses times foram premiados com um “isolamento” na chave de mata-mata, se ficarem em primeiro no grupo, devido ao ranking da Fifa.
A líder Espanha e a vice-líder Argentina estarão em lados opostos da chave, assim como é o caso da França, terceira do ranking, e Inglaterra, dona da quarta colocação.