COPA DO MUNDO

Grupos definidos! Sorteio define chaves da Copa do Mundo de 2026

Evento nesta sexta-feira (5/12) nos Estados Unidos sorteou o caminho das seleções em busca do título mundial no ano que vem

Compartilhe
google-news-logo

A Fifa sorteia nesta sexta-feira (5/12) os grupos da Copa do Mundo de 2026, a ser realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. O No Ataque acompanha o evento e atualiza as chaves em tempo real – atualize a página de tempos em tempos para seguir a definição.

O sorteio reúne autoridades e estrelas das principais seleções do mundo no Kennedy Center, em Washington, capital estadunidense.

Grupos da Copa do Mundo de 2026

Grupo A

México

Coreia do Sul

Grupo B

Canadá

Suíça

Grupo C

Brasil

Marrocos

Grupo D

Estados Unidos

Grupo E

Alemanha

Grupo F

Holanda

Grupo G

Bélgica

Grupo H

Espanha

Grupo I

França

Grupo J

Argentina

Grupo K

Portugal

Grupo L

Inglaterra

Regras do sorteio

O primeiro sorteio da história de uma Copa do Mundo com 48 seleções teve algumas mudanças em relação às edições anteriores. Por meio do ranking da Fifa, as equipes foram divididas em quatro potes – os países-sedes ficaram no 1 -, e cada time enfrentará três equipes dos outros potes na fase de grupos, como de costume.

As novas regras apontam que cada um dos 12 grupos deverá ter, no mínimo, um time europeu. Quatro chaves contam com dois, já que são 16 representantes do Velho Continente.

Por outro lado, seleções de uma mesma confederação – exceto a europeia – não podiam estar no mesmo grupo. Por isso, o Brasil não poderia enfrentar nenhum classificado da Conmebol.

Outra novidade dessa edição tem o intuito de manter o equilíbrio da competição. Com isso, caso liderem as respectivas chaves, a Espanha não poderá enfrentar a Argentina até uma eventual final. O mesmo vale para França e Inglaterra. Esses times foram premiados com um “isolamento” na chave de mata-mata, se ficarem em primeiro no grupo, devido ao ranking da Fifa.

A líder Espanha e a vice-líder Argentina estarão em lados opostos da chave, assim como França, terceira do ranking, e Inglaterra, dona da quarta colocação.

Os potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026

  • Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha
  • Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália
  • Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, África do Sul
  • Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, vencedores das repescagens europeias A, B, C e D, vencedores das repescagens intercontinentais 1 e 2

Como a Seleção Brasileira se classificou à Copa do Mundo de 2026?

O ciclo do Brasil até a Copa do Mundo contou com muita instabilidade. Após a saída de Tite, ao fim da Copa do Mundo de 2022, a Seleção Brasileira contou com Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Júnior – técnico que esteve no comando na queda das quartas de final da Copa América de 2024 – até se estabilizar com Carlo Ancelotti.

Já nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, o Brasil terminou na quinta colocação, com 28 pontos nas 18 rodadas: foram oito vitórias, quatro empates e seis derrotas no torneio da Conmebol.

Brasil segue em busca do hexacampeonato

Essa será a sexta Copa em que a Seleção Brasileira inicia o Mundial com um sonho: o hexacampeonato. A última vez que a equipe verde-amarela venceu a competição foi em 2002, no torneio disputado em Coreia do Sul e Japão. Antes, foi campeão em 1958, 1962, 1970 e 1994.

Depois do penta, o Brasil chegou à semifinal de 2014 – no fatídico 7 a 1 diante da Alemanha, no Mineirão – e caiu nas quartas de final nas outras quatro oportunidades: França (2006), Holanda (2010), Bélgica (2018) e Croácia (2022).

Compartilhe
google-news-logo