O sorteio da Copa do Mundo de 2026 será realizado nesta sexta-feira (5/12), às 14h (horário de Brasília), em Washington D.C., nos Estados Unidos. Veja abaixo onde assistir à definição da fase de grupos, os quatro potes que dividem as 48 seleções e como funciona o sorteio do Mundial que ocorrerá em Canadá, México e em solo estadunidense no próximo ano.
Como funcionará o sorteio?
O primeiro sorteio da história de uma Copa do Mundo com 48 seleções tem algumas mudanças em relação às edições anteriores. Por meio do ranking da Fifa, as equipes foram divididas em quatro potes – os países-sedes ficam no 1 -, e cada time enfrentará três equipes dos outros potes na fase de grupos, como de costume.
As novas regras apontam que cada um dos 12 grupos deverá ter, no mínimo, um time europeu, enquanto quatro chaves contarão com dois, já que são 16 representantes do Velho Continente.
Por outro lado, as seleções não europeias serão necessariamente sorteadas para grupos diferentes em relação aos países do mesmo continente. Por isso, o Brasil não pode enfrentar nenhum classificado da Conmebol, por exemplo, mas deve ter um ou dois rivais europeus na chave.
Outra novidade dessa edição tem o intuito de manter o equilíbrio da competição. Com isso, caso liderem as respectivas chaves, a Espanha não poderá enfrentar a Argentina até uma eventual final. O mesmo vale para França e Inglaterra. Esses times foram premiados com um “isolamento” na chave de mata-mata, se ficarem em primeiro no grupo, devido ao ranking da Fifa.
A líder Espanha e a vice-líder Argentina estarão em lados opostos da chave, assim como é o caso da França, terceira do ranking, e Inglaterra, dona da quarta colocação.
Quais são os possíveis rivais do Brasil na Copa?
O Brasil assumiu a quinta colocação do Ranking da Fifa e foi confirmado como cabeça de chave da Copa do Mundo de 2026. Desta forma, o país enfrentará uma seleção de cada um dos outros potes, mas há uma restrição – não podem ser representantes da Conmebol – e uma regra – deve ter, no mínimo, um europeu.
Desta forma, do pote 2, a Seleção Brasileira enfrentará Croácia, Marrocos, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Áustria ou Austrália, pois Colômbia, Uruguai e Equador foram excluídos por também serem sul-americanos.
Já do terceiro pote, a única restrição é em relação ao Paraguai. Por isso, a Seleção protagonizará o grupo da Copa do Mundo de 2026 com Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar ou África do Sul.
Por fim, a derradeira vaga a ser ocupada poderá ser de qualquer time do pote 4, com exceção do ganhador da final 2 da repescagem intercontinental devido à possibilidade da Bolívia ficar com a vaga.
Logo, o Brasil duelará com Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, vencedores das repescagens europeias A, B, C e D ou o ganhador da repescagem intercontinental 1 – veja quais são esses possíveis times no fim da matéria.
Sorteio da Copa do Mundo de 2026: onde assistir
O sorteio da Copa do Mundo de 2026 será transmitido por Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), CazéTV (YouTube), GeTV (YouTube) e Fifa+ (streaming).
Os potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, vencedores das repescagens europeias A, B, C e D, vencedores das repescagens intercontinentais 1 e 2
Repescagens para a Copa do Mundo de 2026
O sorteio definirá todos os grupos, mas seis “participantes” da Copa do Mundo de 2026 ainda não foram definidos. Como visto acima, o pote 4 conta com seis seleções e os outros seis classificados serão determinados apenas na data Fifa de março com as repescagens intercontinental e da Europa.
No sorteio, esses 22 times envolvidos contarão com siglas – intercontinental com número e europeia com letras – para representar que o ganhador daquela final irá a determinado grupo. Veja abaixo os times que ainda lutam por um lugar no Mundial.
Repescagem intercontinental
- Final 1 da repescagem intercontinental: Nova Caledônia ou Jamaica x República Democrática do Congo
- Final 2 da repescagem intercontinental: Bolívia ou Suriname x Iraque
Repescagem da Europa
- Final A da repescagem da Europa: Itália ou Irlanda do Norte x País de Gales ou Bósnia e Herzegovina
- Final B da repescagem da Europa: Ucrânia ou Suécia x Polônia ou Albânia
- Final C da repescagem da Europa: Turquia ou Romênia x Eslováquia ou Kosovo
- Final D da repescagem da Europa: Dinamarca ou Macedônia do Norte x Tchéquia ou Irlanda